Concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) poderá ser realizado para o cargo de escrevente, com exigência de ensino médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 23/10/2024, às 10h56
Mais um passo para a aprovação do projeto de lei complementar 42/2024, que pode permitir a realização de um novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). Acontece que, na última terça-feira, 22 de outubro, a proposta recebeu parecer positivo por parte do relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que é o deputado Carlos Cezar (PL). Com isso, a proposta já pode ser votada pelo restante do grupo.
Posteriormente, o texto ainda deve passar pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, antes de ser votado, em definitivo, no plenário da casa.
A proposta visa a criação de 720 vagas para o cargo de escrevente técnico judiciário do TJ SP, para o preenchimento por meio de concurso público, dentro do contexto da criação de 80 novas varas, sendo 50 para a entrância final e 30 para a entrância intermediária. Além das vagas de escrevente, o projeto também cria vagas de juiz nas entrâncias final e intermediária, além de cargos em comissão.
Para concorrer ao cargo de escrevente é necessário possuir apenas o ensino médio, com remuneração inicial de R$ 5.480,54, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O último concurso TJ SP para escrevente ainda está em andamento. Foi realizado em 2023, para o preenchimento de 400 vagas na capital paulista. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
O exame contou com 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
A parte de direito versou sobre:
A seleção também contou com uma segunda etapa, composta de prova prática de digitação
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.