De acordo com o documento, um novo edital deverá criado com o número de vagas para o cadastro reserva
Vinicius Martins Publicado em 23/07/2014, às 14h16
Em 17 de julho, a Prefeitura de Treviso, cidade situada em Santa Catarina, a 217 km de Florianópolis, publicou um edital suspendendo concurso que preencheria 50 vagas.
Segundo o documento, um novo edital será formulado com a inclusão das oportunidades para cadastro reserva.
Com inscrições encerradas no dia 30 de maio, os aprovados receberiam salários iniciais entre R$ 799,08 e R$ 4.068.
Postos – Os candidatos com nível fundamental poderiam pleitear as funções de atendente odontológico (1), recepcionista (1), telefonista (1), vigilante (5). Os cargos de motorista (2) e operador de máquinas pesadas (2), oferecidas para o mesmo grau de escolaridade, são para aqueles que possuem carteira de habilitação na categoria “B”.
Os pretendentes aos empregos de agente administrativo (1), auxiliar administrativo (3), agente de licitações (1), agente de pessoal (1), auxiliar de contabilidade (1), auxiliar de vigilância sanitária e ambiental (1) e fiscal de obras, postura e tributos (1) precisavam ter concluído o ensino médio. A carreira de técnico em enfermagem (2) era oferecida às pessoas com ensino médio e curso técnico na área.
O edital reunia, também, oportunidades para agente operacional e serviços diversos externos (5) e agente operacional de serviços diversos internos (5), que exigiam alfabetização e experiência na área.
As vagas de arquiteto (1), assistente social (1), dentista (1), enfermeiro (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), nutricionista (1), orientador pedagógico (1), professor de artes (1), professor de educação física (1), professor de ensino fundamental (1), professor de educação infantil (5), veterinário (1) eram destinadas aos concorrentes com curso de nível superior.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.