Para participar do concurso do TRF-3 é necessário possuir nível superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Ofertas são destinadas aos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul
Patricia Lavezzo Publicado em 08/05/2018, às 09h38
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), compreendida pelas seções judiciárias dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, encerrará nesta terça-feira (8) o prazo de inscrição do seu 19º concurso público para provimento do cargo de juiz federal substituto. Oferta é de 107 vagas, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência e 21 para os negros.
Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em direito e ter três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel. O juiz federal substituto recebe mensalmente um salário inicial no valor de R$ 27.500,17.
Os candidatos nomeados juízes federais substitutos estarão sujeitos à designação para o exercício, em substituição ou auxílio, em quaisquer das varas federais e juizados especiais federais das seções judiciárias dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Para concorrer a uma das vagas o candidato deve preencher o formulário de requerimento de inscrição preliminar no site http://web.trf3.jus.br/sistemasWeb/InscricaoConcurso.
Será cobrada uma taxa de participação do concurso do TRF-3 - SP/MS, no valor de R$ 200, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 09 de maio, exclusivamente no Banco do Brasil.
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na data prevista de 10 de junho, em locais e horários a serem publicados em momento oportuno.
O concurso do TRF-3 - SP/MS 2018 ainda contará com as seguintes etapas: dois testes escritos; sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; exame psicotécnico; uma avaliação oral; e análise de títulos.
Os temas abordados nas provas serão: direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direito previdenciário, direito financeiro e tributário, direito ambiental, direito internacional público e privado, direito empresarial e direito econômico e de proteção ao consumidor.
De acordo com o edital, a Comissão deverá considerar, na avaliação das provas escritas, o raciocínio lógico, o conhecimento sobre o tema jurídico, a vinculação ao tema proposto, a utilização correta do idioma oficial e a capacidade de exposição.
Confira o edital no site www.trf3.jus.br/emag/concurso-magistrado/xix-concurso-publico-para-juiz-federal-substituto/
O Tribunal Regional Federal da Terceira Região foi criado juntamente com os outros quatro Tribunais Regionais Federais, pela Constituição de 1988, com o objetivo de substituir e regionalizar a jurisdição do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). Hoje o TRF da Terceira Região é responsável por mais de 50% das ações ajuizadas na Justiça Federal do país.