Concurso TRT 4 (Tribunal Regional do Trabalho do RS) deve ocorrer em breve; cargos e vagas ainda serão anunciados
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 15/03/2022, às 09h43 - Atualizado às 14h07
Um novo concurso TRT 4 (Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul) deve ocorrer em breve. O primeiro passo ocorreu na sessão da última segunda-feira, 14 de março, quando foi definido o nome da presidente da comissão do certame, que será a desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse. Com isto, o próximo passo é definir os nomes dos demais membros do grupo, o que deve ocorrer em breve.
Ainda não existem definições sobre total de vagas e cargos que serão contemplados, o que somente deverá ocorrer após concluir a comissão organizadora. De qualquer forma, durante a sessão da última segunda-feira foi anunciado que o órgão conta com uma necessidade de 424 servidores, o que equivale a 12% do quadro de pessoal do órgão.
Porém, ressaltaram que, em decorrência de questões orçamentárias, somente sete cargos poderão ser preenchidos já pelo novo certame.
O último concurso TRT 4 ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 18 vagas para preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal, para os cargos de técnico e analista, com exigências, respectivamente, de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
As oportunidades de nível médio para técnicos foram para as seguintes opções:
Para os analistas de nível superior:
Para todos os cargos, a prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:
A parte de conhecimentos básicos contou com peso 1, enquanto conhecimentos espcíficos contou com peso 2.
Além disso, os participantes também tiveram que elaborar uma redação.
concursos concursos 2024 concursos rs (rio grande do sul) provas anteriores
As atribuições da Justiça do Trabalho estão descritas no art. 114 da Constituição Federal. A Instituição é responsável por processar e julgar: Ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Ações que envolvam exercício do direito de greve; Ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; Mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição; Conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o"; Ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho; Ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; A execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, "a", e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir; e outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.