Concurso TST: aprovado projeto de lei que cria 270 vagas para analistas

Último concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho) para a carreira de analista judiciário, de nível superior, ainda está em validade

Fernando Cezar Alves   Publicado em 20/04/2023, às 11h17 - Atualizado às 14h19

Concurso TST: sede do TST: divulgação

Boa notícia para quem participou do último concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho) para analistas, iniciado em 2017. Acontece que foi aprovado, no Senado Federal, na última quarta-feira, 19 de abril, o projeto de lei complementar 100/2015, que cria 324 vagas no tribunal, sendo 270 para preenchimento efetivo para analistas judiciários e 54 para cargos comissionados.

Agora, o texto para a criação das vagas no TST segue para sanção ou veto por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A criação de novas oportunidades pode servir para a convocação de remanescentes ou, possivelmente, realização de um novo concurso, ainda sem previsão. Embora a seleção tenha sido iniciada em 2017 teve a contagem de tempo suspensa em decorrência da pandemia de Covid 19. Desta forma, voltou a valer em 2022, com prazo até 2025.

Concurso TST: saiba como foi a seleção

O último concurso TST para analistas, em 2017, contou com uma oferta de 52 vagas, sendo 22 para técnicos e 30 para analistas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Para os técnicos, a distribuição foi a seguinte:

Para analistas, nas seguintes áreas:

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por questões  sobre as seguintes disciplinas:

Também foram realizadas avaliações discursiva, discursiva - estudo de caso e discursiva-redação, conforme o cargo pleiteado.

O concurso TST ainda contou com prova prática de capacidade física para a função de técnico judiciário - área administrativa especialidade segurança judiciária e prova prática de taquigrafia para analista judiciário - área apoio especializado - especialidade taquigrafia.

   

 

concursos concursos federais provas anteriores

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.