UEPB recebe inscrições de concurso com 42 vagas

Todas as ofertas do concurso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) são destinadas ao cargo de agente de portaria. A participação deverá ser garantida até o dia 13 de maio

Patricia Lavezzo   Publicado em 23/04/2018, às 14h22

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu as inscrições do concurso que preencherá 42 postos de agente de portaria, sendo três vagas reservadas a pessoas com necessidades especiais. A lotação ocorrerá no campus I, na cidade de Campina Grande/PB.

Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 1.502,24 para carga horária semanal de 40 horas.

APOSTILAS CONCURSO UEPB 2018 - AGENTE DE PORTARIA

Entre as atribuições do cargo, estão: observar todas as medidas de precaução e segurança das dependências e manter-se atualizado sobre prevenção e combate a incêndio e outros problemas que possam afetar a integridade da instituição e de seus ocupantes; verificar se todas as portas e janelas das dependências do órgão estão trancadas, no final de cada expediente; manter-se sempre no posto de trabalho, e realizar apenas atividades relacionadas com o trabalho de agente de portaria; assegurar a proteção do espaço físico controlando fluxo de entrada e saída de pessoal, visitantes e automóveis; realizar rondas internas e externas nas instalações verificando o estado dos equipamentos que estejam nas instalações; zelar pela ordem e segurança das pessoas que estejam dentro do ambiente universitário; atuar em caráter preventivo, comprometer-se com a segurança, dignidade da pessoa humana e com a satisfação do público universitário; vedar a entrada de pessoas não autorizadas; fiscalizar a entrada e saída de pessoas e de veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância; executar tarefas correlatas.

Participação no concurso da UEPB 2018

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônicohttp://cpcon.uepb.edu.br, até o dia 13 de maio. O valor da taxa de participação é de R$ 30.

O concurso da UEPB será constituído de duas etapas: prova escrita objetiva e produção textual, de caráter eliminatório e classificatório; e entrevista, eliminatória e classificatória.

A prova escrita objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de português (peso 4), 10 de noções de segurança do trabalho (peso 3) e 10 de noções de direito (peso 3).

Já a produção textual contará com um texto dissertativo-argumentativo que deverá conter entre 10 e 30 linhas. Serão avaliados: obediência a norma culta da língua portuguesa; coerência textual; coesão textual; estrutura do texto; e proposta de solução (intervenção) à questão suscitada.

A prova escrita objetiva e a produção textual serão aplicadas no dia 27 de maio na cidade de Campina Grande/PB, em locais e horários a serem divulgados no dia 23 desse mesmo mês.

Conteúdo programático para o cargo de agente de portaria da UEPB

Português - interpretação de texto. Sinônimo/antônimo. Pontuação. Ortografia. Classes de palavras. Tonicidade. Conotação/denotação. Variação Linguística. Sujeito/predicado. Transitividade verbal.

Noções de direito administrativo - administração pública: conceitos introdutórios; princípios constitucionais (primeiro e segundo grupo); servidor público (conceito e espécies). (Bibliografia: Constituição Federal de 1988) e legislação complementar.

Noções de segurança do trabalho - Normas Regulamentadoras NR 01 - NR 06 - Portaria 3214 - Ministério do Trabalho, noções de primeiros socorros, direitos humanos e relações humanas no trabalho; prevenção e combate a incêndio; procedimentos de comunicação; registro de eventos e irregularidades verificadas no turno do serviço de segurança; segurança no trabalho; conhecimento básico da função; formas de tratamento; noções de segurança; noções de hierarquia; relações humanas: convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o público. Noções de ética profissional. Direitos e deveres do servidor público; telefones públicos de emergência: pronto socorro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros.