Ministério de Justiça e Segurança Pública autorizou nesta segunda-feira (22) o emprego da Força Nacional para atuar no Concurso Nacional Unificado
Jean Albuquerque Publicado em 22/04/2024, às 19h30
Em uma medida inédita para garantir a segurança do maior concurso público da história do país, o Ministério da Justiça e Segurança Pública acionou a Força Nacional para atuar em nove municípios de cinco estados durante a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no dia 5 de maio.
A ação, autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, visa blindar o exame, conhecido como "Enem dos Concursos", com mais de 2,1 milhões de inscritos, contra qualquer tipo de irregularidade.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
As tropas da Força Nacional desembarcarão em Cruzeiro do Sul (AC), Alta Floresta (MT), Corumbá (MS), Rorainópolis (RR), São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção (PA) no dia 3 de maio, permanecendo até 6 de maio. Sua missão principal será garantir a ordem pública, a segurança dos candidatos e do patrimônio durante a aplicação das provas.
Com a presença da Força Nacional, o governo federal reforça seu compromisso com a lisura e a transparência do CPNU, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. A medida visa garantir que os mais de 2 milhões de inscritos possam realizar o exame com tranquilidade e segurança, tendo a oportunidade justa de alcançar seus sonhos.
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é um instrumento de defesa social do Governo Federal, composta por policiais militares e bombeiros militares dos estados brasileiros, treinados e equipados para atuar em situações de grave ameaça à ordem pública, desastres naturais e grandes eventos.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade BrasilO Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.