Projeto de lei cria 2.582 vagas em Curitiba/PR

Assim que transformada em lei, preenchimento será por concurso público. Somente para guardas são 874 vagas de ensino médio, com inicial de R$ 2.250

Fernando Cezar Alves   Publicado em 30/04/2014, às 14h22

O prefeito de Curitiba, no Paraná, Gustavo Fruet, encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei ordinário 005.00086/2014, que visa a ampliação do quadro de servidores do município, com a criação de 2.582 vagas, para preenchimento por meio de concurso público. A proposta atualmente está na comissão de legislação, justiça e redação e a expectativa é de que em breve seja apreciada nas demais comissões, para que possa ser votada em plenário.

A maior oferta é destinada ao cargo de guarda municipal, com um total de 874 vagas. Neste caso  já existe concurso em pauta, para o preenchimento de 400 vagas, com total de nomeações podendo ser ampliada, com a aprovação do projeto. Para concorrer é exigido ensino médio e a remuneração inicial da categoria é de R$ 2.250, incluindo adicional de risco de vida.

As demais carreiras contempladas no projeto de lei são as seguintes: agente administrativo (175 vagas), analista de finanças (40), assistente social (34), auxiliar de enfermagem (30), auxiliar de saúde bucal (10), auxiliar de serviços escolares (30), educador (543), enfermeiro (30), engenheiro civil (52), orientador em esporte e lazer (120), procurador (10), profissional do magistério (410), psicólogo (22), técnico de enfermagem (150) e técnico em saúde bucal (30).

Também estão sendo criadas 3 vagas para o cargo de engenheiro cartógrafo no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e 13 para a Fundação de Ação Social, sendo 8 para assistente social e 3 de psicólogo.  Além disso, o projeto cria 6 vagas para o cargo de pesquisador artístico cultural na Fundação Cultural de Curitiba.

A criação das vagas tem por objetivo atender as necessidades futuras de expansão, de acordo com as metas e objetivos da prefeitura, segundo parâmetros definidos pelo plano plurianual 2014/2017.  

APOSTILA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CLIQUE AQUI.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.