Curitiba: concurso de agente administrativo em estudo

Cargo exige nível médio completo. Oferta de vagas e remuneração inicial ainda serão confirmadas pela administração da Prefeitura de Curitiba/PR

Fernando Cezar Alves   Publicado em 07/07/2015, às 11h52

Continua em análise a realização de um novo concurso para o cargo de agente administrativo na Prefeitura de Curitiba, no Paraná. Uma nova seleção para a carreira chegou a ser anunciada em 2014. Porém, até o momento ainda não foram iniciados os preparativos para a seleção, que continua indefinida, segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos da prefeitura.

Para concorrer é necessário possuir apenas ensino médio completo.

Cabe ao servidor da área executar tarefas de digitação, pesquisas diversas, levantamento e registro de dados, atualização de sistemas, ordenação e arquivo de documentos, prestar atendimento e orientações ao público em geral, controlar e acompanhar o fluxo de documentos, material de expediente, mercadorias e equipamentos e elaborar relatórios e textos diversos, inerentes às áreas  de administração, serviços especiais, aquisição e patrimônio, microfilmagem, comunicação social, saúde, apoio jurídico, secretaria escolar, tributação, econômico-financeira, arrecadação executiva e recursos humanos.

Último concurso

O último concurso para o cargo ocorreu em 2006 e foi organizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Cefet (Funcefet). A oferta foi de 20 vagas e a seleção contou com prova objetiva de 40 questões, versando sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos em informática, relações humanas no trabalho e raciocínio lógico.  

APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.