Embora já exista autorização para preenchimento de 136 oportunidades, órgão faz estudos para ampliação de ofertas em nova seleção
Fernando Cezar Alves Publicado em 11/07/2014, às 12h09
Com o término da validade do concurso anterior, realizado em 2012, agora em julho, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) de Manaus, deve agilizar a realização de seu novo concurso. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, embora já exista uma autorização para o preenchimento de 136 vagas, está sendo estudada, junto à secretaria de administração, a inclusão de novos cargos e ampliação da oferta. Ainda de acordo com a assessoria, a intenção é publicar o edital ainda neste semestre.
Já está certo que o concurso contará com oportunidades para quem possui ensino médio e nível superior. Para as opções de nível médio, já estão confirmadas 50 vagas para o cargo de técnico municipal de administração e 15 para técnico municipal de edificações. Para nível superior existem 8 vagas para a carreira de analista municipal, destinadas para as áreas de administração, informática, biblioteconomia e judiciária. Além disso, entre os cargos com previsão de inclusão de vagas estão os de arquiteto, fiscal e engenheiro.
De acordo com a assessoria, um cargo com bastante necessidade de pessoal e que deverá contar com inclusão de vagas é o de analista municipal na área de fiscalização. Explicam que o concurso anterior, de 2012, não contava com previsão de cadastro de pessoal. Desta forma, após o preenchimento de todas as vagas, o órgão conta com pelo menos 5 em aberto, que deverão ser preenchidas no novo concurso. Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível superior em diversas, com registro no respectivo conselho regional. No concurso anterior, a remuneração inicial da carreira foi de R$ 2.075.
O concurso de 2012 contou com uma oferta de 155 vagas, além de cadastro de pessoal. A organizadora, na ocasião, foi o Instituto Cetro.
Técnico municipal – Das vagas já confirmadas para o próximo concurso, 50 são para o cargo de técnico municipal na área administrativa, que contou com 4 ofertas no concurso de 2012. Na época, o salário inicial foi de R$ 1.245, com jornada de 40 horas semanais.
As atribuições do cargo correspondem à administração de recursos humanos, materiais, financeira, orçamentária e logística de nível intermediário, auxiliar na elaboração e organização de documentos, guarda, confecção de índices, busca de documentos e atendimento aos setores de arquivo histórico e intermediário, redigir e digitar atos administrativos, relatórios e minutas de documentos, executar serviços de recebimento de correspondência e documentos e expedientes, separando, classificando, encaminhando ou arquivando adequadamente, a fim de facilitar seu acesso ou manuseio.
Na ocasião, a prova foi composta de 60 questões, sobre língua portuguesa (15), raciocínio lógico (10), noções de direito (10) e conhecimentos específicos (25).