Contratações foram anunciadas pelo governador Antonio Anastasia. Edital ainda neste semestre. Previsão de nível superior, com inicial de R$ 2.766
Fernando Cezar Alves Publicado em 13/02/2014, às 12h19
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, anunciou, nesta quarta (12) a realização de concurso público para o preenchimento de mil vagas para o cargo de investigador da Polícia Civil (PC-MG). De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, o edital será publicado ainda neste semestre, a partir de abril, uma vez que ainda serão iniciados os procedimentos para formar a comissão e escolher a empresa ou fundação organizadora. A remuneração inicial é de R$ 2.766,94.
A expectativa é de que para concorrer seja exigido nível superior em qualquer área. Porém, isto ainda deverá ser confirmado, assim que a comissão do concurso for formada. Acontece que a lei complementar 129/2013, que define a lei orgânica e o regime jurídico da Polícia Civil, deixa em aberto os requisitos para ingresso nas carreiras de investigação, escrivão e perito, sendo determinados de acordo com o edital de abertura de inscrições.
A lei estabelece que o concurso para todos os cargos será composto de provas e títulos, exame psicotécnico, exames biomédicos para aferir a higidez física e mental, exames biofísicos, por meio de testes físicos, e investigação social. As provas serão feitas por meio de questões objetivas, havendo a possibilidade de também ser aplicadas perguntas discursivas. Os aprovados em todas as etapas serão submetidos ao curso de formação profissional.
De acordo com comunicado emitido pela corporação, o concurso dará sequência a um processo de reestruturação da Polícia Civil, que envolve ações de gestão em favor da eficiência plena das atividades da corporação.
Quando do anúncio do concurso, o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão, afirmou que, assim como investigador, a expectativa é de que sejam anunciadas novas seleções em breve para as demais carreiras da corporação.