Rio Branco forma comissão para concurso da saúde

Segundo presidente da comissão, levantamento de cargos e vagas e contratação de organizadora devem ocorrer até o final de março

Fernando Cezar Alves   Publicado em 03/02/2014, às 12h12

O prefeito de Rio Branco, no Acre, Marcus Alexandre, constituiu, no último dia 28, por meio de publicação em Diário Oficial, a comissão responsável   pelo concurso que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.  A expectativa é de que sejam oferecidas aproximadamente 300 vagas, em diversos cargos, com opções para quem possui ensino médio, médio técnico e nível superior.

De acordo com as remunerações oferecidas pela administração municipal, os salários para cargos com exigência de ensino médio variam de R$ 840 a R$ 1.400 e para nível superior, de R$ 2.100 a R$ 7.200.

De acordo com a presidente da comissão do concurso, Thais Moura da Silva, como a comissão foi  formada há pouco tempo agora serão iniciados os procedimentos necessários para definir a oferta  de vagas. Segundo ela, embora ainda não seja possível  indicar uma previsão de quando o edital será publicado, o quadro de vagas deverá ser fechado  até o final de março.

Ela ressalta que este também é o prazo  para a realização de todas as atribuições preliminares da comissão, que incluem promover processo administrativo para escolha da organizadora, bem como dar todo o suporte necessário para a escolhida no sentido de divulgar o concurso.

O último concurso ocorreu em 2007 e, na ocasião, a organizadora foi o Cespe/UnB. As opções foram para quem possui ensinos fundamental, médio e superior. Os cargos oferecidos foram os seguintes: administrador, analista de sistemas, analista de suporte, arquiteto, arquivista, assistente social, biólogo, biomédico, bioquímico, cirurgião dentista, contador, economista, enfermeiro, engenheiro agrimensor, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, especialista em educação , estatístico, farmacêutico, fiscal do meio ambiente, fiscal de obras e urbanismo, fiscal de tributos, fiscal sanitário, geógrafo e médico nas áreas de cirurgia geral, clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria, radiologia, médico veterinário, nutricionista, procurador jurídico I, professor P2,  psicólogo, sociólogo, técnico em construção civil, agente administrativo, agente de fiscalização de feiras e mercados municipais, assistente escolar, atendente de consultório dentário, desenhista, monitor ambiental, educador social, programador de computadores, técnico agrícola, técnico de cadastro imobiliário, técnico de controle do meio ambiente, técnico de enfermagem, técnico em eletrocardiograma, técnico em gestão pública, técnico em higiene dental, técnico em prótese dentária, técnico de laboratório, técnico de radiologia, agente de controle de zoonoses, agente de endemias, auxiliar de agente de inspeção, auxiliar de mecânico, auxiliar de topógrafo, controlador de balanças, coveiro, merendeira, tratador de animais silvestres e motorista.              

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.