Seleção é aguardada desde maio de 2014, quando anunciada pelo diretor do órgão, Gilmar Feltrin
Fernando Cezar Alves Publicado em 13/01/2015, às 12h06
Continua em pauta a realização de concurso público junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb), no interior paulista. Embora a seleção tenha sido anunciada em maio de 2014 pelo diretor do órgão, Gilmar Feltrin, ainda não foram definidos os cargos e vagas, segundo informações obtidas junto ao setor de recursos humanos. Somente quando isto ocorrer poderá ser fechada a data de publicação do edital.
Prepare-se: Simulado para Prefeituras.
Prepare-se: Provas Anteriores de Prefeituras.
Em maio, o diretor da Saaeb declarou que o concurso é necessário no sentido de reforçar a fiscalização, evitando o desperdício de água na cidade. Adiantou, ainda, que, além de profissionais na área de fiscalização, o concurso deverá contar com oportunidades para diversos outros cargos, como motoristas, encanadores e braçais. Ainda segundo ele, a contratação de pessoal também é necessária para contemplar a parte operacional de uma nova estação de tratamento que será construída.
Para isto, antes da publicação do edital, deverá aprovado um projeto de lei para criação de vagas, na câmara dos vereadores.
A Saaeb foi criada pela lei 714, de 11 de dezembro de 1968 e tem como principais atribuições estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas municipais de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários, além de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários; fixar, lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas e contas de água e esgotos e as contribuições de melhoria que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços, bem como exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas municipais de água e esgotos.
Matéria atualizada em 13/01 às 12h02
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.