Seduc/MT fará concurso para professores

Comissão faz levantamento da necessidade de vagas. Edital deve ser publicado até junho. Exigência de nível superior e inicial de R$ 2.609

Fernando Cezar Alves   Publicado em 28/03/2014, às 16h12

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de Mato Grosso  já iniciou os preparativos para a realização de concurso público para o cargo de professor de educação básica. A comissão responsável foi  instituída no último dia 18 e, segundo seu presidente, Sebastião Soares da Silva, ainda na primeira quinzena de abril deverá ser montado um cronograma preliminar, para definir como será feito o processo de escolha da organizadora e publicação do edital. “No momento, o que podemos adiantar  é que temos pressa em realizar o concurso. Nossa intenção é de que todos os procedimentos possam ser feitos ainda no primeiro semestre, para homologar o concurso até junho. Pretendemos iniciar as convocações ainda este ano. Mas isto somente será possível se realmente conseguirmos cumprir todas as etapas no primeiro semestre”, diz.

De acordo com o presidente da comissão, já foi iniciado um levantamento para definir a carência da categoria, para que possa ser fechado o número de vagas destinadas ao concurso. Para concorrer é necessário possuir licenciatura plena e a remuneração inicial é de R$ 2.609.

A pressa em homologar o concurso até junho se deve à lei eleitoral, que determina que no decorrer do segundo semestre somente poderão ser nomeados aprovados em concursos homologados até três meses antes do primeiro turno das eleições, com data estipulada em 5 de julho.

Seleção – O último concurso para o cargo ocorreu em 2009. Na ocasião, a oferta foi de 3 mil vagas, para as disciplinas de história, computação, línguas estrangeiras em inglês e espanhol, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. A organizadora foi a Fundação Universidade do  Estado do Mato Grosso (Funemat). A seleção contou com questões sobre conhecimentos gerais, com peso um, e conhecimentos específicos, com peso dois, além de prova dissertativa e avaliação de títulos, com limite de dez pontos.

APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI.