A oferta será de 130 vagas, sendo 116 para professores e 14 para técnicos educacionais. Banca organizadora já foi definida
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/08/2014, às 15h47
A Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc-RO) realizará o primeiro concurso público para professores e técnicos educacionais indígenas do país. Ao todo serão oferecidas 130 vagas, sendo 116 para professores e 14 para técnicos. O concurso também será para formar cadastro reserva de pessoal.
De acordo com informações obtidas junto ao setor de recursos humanos do órgão, as exigências e salários devem seguir as diretrizes da lei complementar 680, de 2012. Desta forma, para as vagas de magistério deverá ser exigido ensino médio, licenciatura curta ou nível superior com licenciatura plena, de acordo com as atribuições, e para os técnicos, ensino médio.De acordo com a lei, os iniciais são de R$ 1.451,18 para professores e R$ 746,91 para técnico educacional, além de gratificações que variam de acordo com a atividade desenvolvida.
A organizadora já foi escolhida e será a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
Em declaração recente, o gerente de desenvolvimento e recursos humanos da Superintendência de Administração e Recursos Humanos (Searh), Assis Cuellar, afirmou que os procedimentos para a realização do concurso já estavam sendo trabalhados há algum tempo, mas com a definição da organizadora poderão ser finalizadas as discussões com as lideranças indígenas e com o Ministério Público para concluir a elaboração do edital que, segundo ele, deve ser liberado no final de agosto.
O concurso vem sendo aguardado desde 2010, quando foi sancionada a lei complementar estadual 578, que garante a educação para os povos indígenas, criando o quadro de educadores e técnicos indígenas, para que os mecanismos de conhecimento das diferentes etnias e aldeias sejam respeitados e repassados por meio de integrantes do próprio povo.