Seleção será para preenchimento de 200 vagas, com previsão de nível superior e remuneração inicial de R$ 2.200
Fernando Cezar Alves Publicado em 07/08/2014, às 12h44
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres-PE) de Pernambuco ainda está em fase de escolha da organizadora de seu concurso público para o cargo de agente de segurança penitenciária, segundo informações obtidas junto ao setor de recursos humanos do órgão. De qualquer forma, a expectativa é de que alguma definição ocorra em breve, uma vez que a publicação do edital deve ser feita até o final do ano.
A oferta será de 200 vagas, conforme anunciado pelo secretário executivo de ressocialização, coronel Romero Ribeiro, em fevereiro. Ainda será confirmado se a oferta será para ambos os sexos.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a tendência é de que ocorra uma alteração na escolaridade exigida para concorrer, em comparação ao último concurso, realizado em 2009. Na ocasião foi necessário possuir ensino médio, mas para o próximo a expectativa é de que seja cobrado nível superior. Também será exigida carteira de habilitação a partir da categoria ”B”. A remuneração inicial da categoria é de R$ 2.200, em regime de plantão, de 24 horas de trabalho por 72 de repouso.
Último concurso – No concurso de 2009, a organizadora foi o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). Ao todo foram oferecidas 500 vagas, sendo 400 para homens e 100 para mulheres. A prova objetiva foi composta de 50 questões, sobre língua portuguesa, conhecimentos em informática, raciocínio lógico e conhecimentos específicos, incluindo direitos constitucional, administrativo, penal, processual penal e direitos humanos.
O processo seletivo também contou com exames médicos, testes físicos, avaliação psicológica e investigação social. Os aprovados em todas as etapas foram submetidos a um curso de formação profissional.