Oferta será de 3.514 vagas para professores de educação infantil e ensino fundamental. Exigência de nível superior, com inicial até R$ 2.600
Fernando Cezar Alves Publicado em 31/03/2014, às 12h18
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) pretende divulgar até sexta-feira, dia 4, o nome da banca organizadora do concurso para o preenchimento de 3.514 vagas para professores de educação infantil e ensino fundamental. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o processo já está praticamente concluído e depende apenas de alguns ajustes na proposta para que a escolhida seja confirmada, ainda nesta semana.
O processo está dentro do cronograma inicial, divulgado pelo secretário Cesar Gallegari em fevereiro, em entrevista ao JC & E, no qual previa a escolha da banca até o final de março, para que o edital pudesse ser publicado no decorrer de abril. Porém, em declarações posteriores, o secretário disse que a liberação do documento pode atrasar, o que ainda não está confirmado, em decorrência da necessidade de fazer adequações no conteúdo programático.
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Para concorrer é necessário possuir ensino médio com formação para o magistério, licenciatura plena em pedagogia ou curso normal superior. A remuneração inicial dos professores é de R$ 1.950 para jornada de 30 horas semanais e R$ 2.600 para 40 horas por semana. Como benefícios, a pasta oferece auxílio-refeição de R$ 296,12 (sendo R$ 13,46 por dia), auxílio-transporte de R$ 148,90, vale-alimentação de R$ 257,12 e abono complementar de R$ 235,09. Para quem trabalha em pré-escolas e EMEFs, os benefícios são auxílio-refeição de R$ 296,12 e abono complementar de R$ 176,30.
A prefeitura também conta com um prêmio de desempenho educacional de R$ 2.400, concedido anualmente, e gratificação de difícil acesso para escolas de algumas regiões.
Ao contrário do concurso anterior, realizado em 2009, o novo não contará com distribuição de vagas para educação infantil e ensino fundamental. De acordo com o secretário, dentro da nova concepção do ensino fundamental, os professores têm condições de exercer as duas áreas, podendo atuar tanto na alfabetização (três primeiras séries do ensino fundamental) quanto no ciclo intermediário (quarta, quinta e sexta séries).
Quanto ao conteúdo programático, Gallegari adianta que deve sofrer alterações, em relação ao concurso anterior. “Um bom concurso para professores também é um estímulo para a preparação do profissional. O edital abrangerá uma série de conteúdos e leituras para que a preparação seja significativa e influencie na qualidade de ensino. Irei acompanhar a definição do conteúdo pessoalmente e posso adiantar que haverá avanços”, disse. Sobre as possíveis mudanças, adianta que os candidatos já podem ir estudando o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa.