As vagas foram distribuídas em diversos cargos e a remuneração pode chegar a R$ 14,3 mil. No dia 23 de fevereiro será aplicada a prova objetiva
Em Mato Grosso, a Prefeitura de Vila Rica lançou edital de processo seletivo simplificado que visa formar cadastro reserva de 149 vagas para todos os níveis escolares. Os nomeados serão contratados pelo regime estatutário. A remuneração oscila entre R$ 724 e R$ 14.315,48.
Profissionais graduados pleiteiam as funções de assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico clínico geral, professor I ao IV, professor V a VIII, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Quem concluiu o ensino médio concorre às carreiras de auxiliar administrativo educacional, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de inspeção sanitária, desenhista técnico de arquitetura, escriturário, fiscal de obras e posturas, fiscal sanitário, fiscal tributário, técnico de laboratórios de análises clínicas, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem e técnico em radiologia.
Os candidatos que têm nível fundamental disputam as colocações de agente de saúde ambiental, atendente de recepção hospitalar, monitor de creche, telefonista, agente de limpeza escolar, merendeira, agente de serviço de limpeza hospitalar, agente de serviços gerais – feminino, agente de vigilância escolar, gari, motorista, motorista escolar, trabalhador braçal, tratorista, vigia; e operadores de E.T.A., trator, escavadeira hidráulica e patrola.
As inscrições terminam na próxima segunda-feira (10) e devem ser feitas pela página eletrônica www.acpi.com.br ou pessoalmente, das 13h às 17h, na prefeitura que fica na avenida Brasil, 2000, Bairro Bela Vista, Palácio Araguaia. Haverá taxas de R$ 20 (nível fundamental), R$ 30 (médio) e R$ 50 (superior).
Todos os concursandos realizarão no dia 23 de fevereiro, das 8h às 11h, a prova objetiva de múltipla escolha. Na mesma data será aplicado o teste prático para auxiliar administrativo educacional, escriturário, motoristas, operadores e tratorista. O certame também acontecerá análise de títulos para os empregos que requerem formação superior.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.