A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, lançou concurso público com 16 vagas de nível superior disponíveis
A cidade de
Volta Redonda, no
Rio de Janeiro, está com
concurso público aberto. O processo seletivo visa o preenchimento de 16 vagas para área
jurídica, sendo que, destas, duas são reservadas para deficientes e quatro para negros e índios.
O cargo disponível é de assessor jurídico. Para se candidatar, é necessário possuir curso
superior em direito e carteira de advogado da OAB. O salário oferecido é de R$ 2.000 e a jornada de trabalho de 30h semanais.
Concurso da Prefeitura de Volta Redonda: participação
As
inscrições para o
concurso público de
Volta Redonda/RJ já estão abertas e serão recebidas presencialmente. Os interessados devem comparecer à sede da Procuradoria-Geral do município e realizar candidatura no horário das 9h às 17h, em dias úteis, até 12 de maio.
Os participantes executarão uma prova escrita, que consistirá na elaboração de uma peça processual de tema de Direito Público. A avaliação será aplicada no dia 21 de maio, com tempo de duração de três horas.
O resultado final do
concurso da
Prefeitura de
Volta Redonda/RJ será divulgado dia 31 de maio, no site
www.portalvr.com/concursopublico e na Sede da Procuradoria-Geral do Município.
Atribuições do cargo de Volta Redonda
Assessor jurídico - auxiliar e assessorar os procuradores do município a realizarem suas atribuições; elaborar minutas de petições, pareceres, memorandos, ofícios e demais documentos; realizar estudos específicos sobre temas e problemas jurídicos de interesse da Procuradoria Geral do Município; analisar fatos, relatórios e documentos; redigir ou formatar documentos jurídicos; auxiliar nos trabalhos das comissões instituídas; analisar a legislação e jurisprudência; preparar relatórios, planilhas, informações para expedientes e processos sobre matéria própria da Procuradoria do Município; executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.