Anvisa divulga nova data para aplicação das provas

A primeira tentativa de realização dos exames objetivos e discursivos foi em 2 de junho. A anulação decorreu da percepção de infringências ao concurso público

Pâmela Lee Hamer   Publicado em 28/06/2013, às 13h30

Em publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Brás Aparecido Barbano, divulgou a nova data de realização das provas objetivas e discursivas do concurso promovido para o preenchimento de 314 vagas no Distrito Federal.
A reaplicação dos exames será em 1º de setembro para candidatos que concorrem a cargos de nível superior, e no dia 15 do mesmo mês para concursandos que disputam carreiras que exigem o ensino médio.
A primeira tentativa de promoção dos exames foi feita em 2 de junho e esteve envolta em ocorrências constatadas em Alagoas, Bahia, Brasília e Rio de Janeiro, tais como atraso na entrega e violação dos cadernos de questões, erro na folha de respostas, mudança do local da prova e entrega antecipada do exame a um candidato.
As avaliações foram aplicadas em Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Devido aos fatos, o comunicado da Anvisa deixa claro que as provas não serão promovidas novamente para os candidatos “excluídos do certame em função de infringências às normas constantes no edital do concurso público”.
Quem não desejar continuar na disputa pelas 314 oportunidades da Anvisa pode requerer a devolução da taxa de inscrição paga. Para tanto, é preciso acessar o site www.cetroconcursos.com.br, preencher a ficha de solicitação na área restrita aos participantes da seleção e, depois, imprimir, assinar e encaminhar o formulário, juntamente com documento oficial e carta registrada, aos cuidados do departamento administrativo/financeiro da Cetro Concursos: avenida Paulista, 2001 - 13º andar, cep: 01311-300, Cerqueira César, São Paulo/SP. É preciso remeter o envelope com a identificação de nome, concurso e cargo pretendido entre 2 e 4 de julho. O primeiro lote de restituições está previsto para 90 dias após o recebimento do pedido via postal.
Foram recebidas 125.585 inscrições para as 314 vagas destinadas ao Distrito Federal. Os cargos estão distribuídos nas carreiras de especialista em regulação e vigilância sanitária (157), analista administrativo (29), técnico em regulação e vigilância sanitária (100) e técnico administrativo (28).  Os vencimentos variam entre R$ 4.760,18 e R$ 10.019,20.

Sobre Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A autarquia é responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).