Sejus/ES: consulta aos gabaritos já está disponível

Além da prova objetiva, classificados enfrentarão outras cinco etapas de avaliação. Os aprovados assumirão os postos de agente de escolta e vigilância penitenciária e agente penitenciário e passarão a contar com salário de R$ 2,1 mil

Pâmela Lee Hamer   Publicado em 21/03/2013, às 15h35

Concursandos que fizeram as provas da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) do Espírito Santo no domingo (17) já podem verificar quantas respostas acertaram nas questões de conhecimentos gerais (português, matemática e atualidades) e específicos. Os gabaritos podem ser visualizados nos anexos.
Quem for contrário a alguma das alternativas determinadas pela Vunesp, organizadora do concurso, pode requisitar revisão até as 23h59 de amanhã, dia 22. O protocolo está disponível no site www.vunesp.com.br.
As próximas etapas de avaliação preveem testes de condicionamento físico, aptidão psicológica, exame de saúde, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada e curso de formação.
Detalhes - A seleção tem por objetivo triar e contratar 250 agentes de escolta e vigilância penitenciária e 250 agentes penitenciários, além de formar cadastro reserva nas duas carreiras.
Para ocupar os cargos, os aprovados precisarão comprovar conclusão do ensino médio e altura mínima de 1,60m para as mulheres e de 1,65m para os homens, além de apresentarem carteira de habilitação nas categorias B, C, D ou E. 
A remuneração oferecida é de R$ 2.156,70.
Atribuições - O agente de escola e vigilância penitenciária é responsável por “exercer as atividades de vigilância das unidades penitenciárias, muralhas, guaritas e alambrados que compõem as Unidades; desenvolver ações de contenção, vigilância do interno durante o período de tempo no qual se fizer necessária sua movimentação interna, externa ou permanência em local diverso da unidade prisional (apresentação de internos aos juizados, transferência, condução à rede hospitalar de assistência médica e odontológica), e por conduzir os veículos de transporte de internos”. 
O agente penitenciário, por outro lado, deve "exercer atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação aos internos das Unidades Penitenciárias do Estado e desenvolver ações de atendimento”. Também são tarefas do profissional: “assistência e orientação aos familiares e visitantes dos internos das penitenciárias do Estado e conduzir os veículos de transportes de internos".

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.