Concursos Federais: ministra volta a reforçar que novas seleções serão anunciadas neste mês

Novos concursos federais poderão ser realizados no decorrer dos próximos meses, de acordo com a ministra da gestão e da inovação Esther Dweck

Fernando Cezar Alves   Publicado em 01/07/2024, às 08h38

Ministério da Gestão: ministra Esther Dweck; Antonio Cruz: Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, voltou a confirmar, no último sábado, 29 de junho, que novos concursos federais serão anunciados no decorrer dos próximos dias, ainda em julho. A expectativa inicial era de que novas seleções fossem anunciadas em junho, o que acabou não se concretizando. 

Durante nova entrevsta à CBN, a ministra reforçou que está sendo estudado se as novas seleções serão oferecidas por meio de um segundo concurso nacional unificado ou se serão realizadas de forma descentralizada.

Disse a ministra:

"Até o início de julho a gente deve autorizar novas vagas. Já anunciamos no Meio Ambiente, por exemplo. Precisamos avaliar se os ministérios e áreas contemplados vão querer fazer a prova unificada ou não. Eles querendo a gente pode repetir a prova unificada"

Ainda de acordo com ela, se os ministérios não demonstrarem interesse, ainda assim novos concursos unificados deverão ocorrer, mas com uma expectativa de nova seleção a cada dois anos, o que corresponde ao prazo de validade de um concurso.

Conforme mencionado pela ministra, entre os próximos concursos , a expectativa é de que sejam oferecidas oportunidades para carreiras da área ambiental. De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, as próximas seleções para os órgãos da área ambiental já estão autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.

Segundo ela serão oferecidas 460 vagas, distribuídas pelos seguintes órgãos:

Em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra da Gestão já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.

De acordo com Dweck, a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. Ainda segundo ela, a expectativa é de que o governo Lula preencha aproximadamente 20 mil vagas na atual gestão. "Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário", disse, na ocasião.

   

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores