Novos concursos federais poderão ser anunciados no decorrer dos próximos meses, de acordo com a ministra da gestão e da inovação
Fernando Cezar Alves Publicado em 29/04/2024, às 20h37
Novos concursos federais deverão ser anunciados no decorrer da próxima semana. A confirmação foi feita nesta segunda-feira, 29 de abril, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, durante evento para a assinatura da portaria que institui o plantão judicial da Advocacia Geral da União (AGU) para o Concurso Nacional Unificado, que ocorre no próximo domingo, 5 de maio. A realização de novos concursos em 2024 já havia sido anunciada pela ministra no último dia 11, durante o programa "Bom dia, Ministra"
Por enquanto, a ministra ainda não antecipou quais órgãos poderão ser contemplados ou como será feito o anúncio. Dweck antecipou, no entanto, que será realizada uma nova coletiva de imprensa, como ocorreu em 2023, quando autorizou uma série de concursos federais.
"Terá, sim, autorização de novas vagas para novos concursos ainda este ano", disse, no último dia 11. "Em breve ainda deveremos autorizar novos concursos, mas ainda estamos estudando se serão realizados de forma individual ou se serão contemplados, dependendo do quantitativo de vagas que forem disponibilizados", reforçou.
Vale lembrar que, em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.
De acordo com a ministra, a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. Ainda segundo ela, a expectativa é de que o governo Lula preencha aproximadamente 20 mil vagas no governo na atual gestão. "Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário", disse, na ocasião.
A ministra reforçou que a segunda edição do Concurso Unificado está prevista para ocorrer entre os anos de 2025 e 2026, de acordo com as necessidades e a oferta de vagas.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores