Concursos Federais: novas seleções serão de forma descentralizada, confirma ministra Dweck

Novos concursos federais serão realizados no decorrer dos próximos meses, de acordo com a ministra da gestão e da inovação Esther Dweck

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/07/2024, às 11h55

Ministra da Gestão Eshter Dweck crédito Adalberto Marques

A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, voltou a confirmar a realização de novos concursos federais nos próximos meses nesta quinta-feira, 4 de julho, durante entrevista coletiva para tratar das novas datas do Concurso Nacional Unificado. De acordo com ela, as próximas seleções previstas para 2024 deverão ser feitas separadamente. Vale ressaltar que, somente nesta semana, já foram publicadas autorizações para 460 vagas, para cargos nas áreas ambientais.

De acordo com a ministra, atualmente o Ministério está em fase de definição das necessidades dos respectivos ministérios. Desta forma, novas autorizações podem ser divulgadas gradualmente, de acordo com as definições dos cargos e vagas em cada órgão. 

Em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra da Gestão já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.

Concursos na área ambiental

Na última quarta-feira, 3 de julho, foram autorizadas 460 vagas para concursos na área ambiental, distribuídas da seguinte forma:

A publicação dos editais deve ocorrer, no mais tardar, até 3 de janeiro.

No caso do Ibama, as oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

Para concorrer aos dois cargos é necessário possuir nível superior, com remuneração inicial de R$ 10.735,32, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 1 mil. 

Para o ICMBio, a distribuição é a seguinte:

Na Fundação Jardim Botânico do Rio de Janeiro serão 20 vagas, da seguinte forma:

A remuneração de cada cargo é a seguinte:

 

 

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores