Marinha tem 235 vagas no Colégio Naval de Angra/RJ

Curso é voltado a jovens entre 15 e 18 anos que tenham completado o ensino fundamental. Provas serão realizadas em diversas cidades brasileiras

Pâmela Lee Hamer   Publicado em 06/08/2013, às 13h38

Interessados em ingressar no Colégio Naval da Marinha do Brasil têm até o dia 16 de agosto para se inscreverem no concurso que dispõe de 235 ofertas no Curso de Preparação de Aspirantes.
A formação é realizada em regime de internato, pelo período de três anos, na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Durante o período, os alunos são preparados para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval (EN). Para isso, recebem preparação de nível médio, dentro da grade de matemática, português, inglês, física, história, geografia, química, biologia e informática, bem como no ensino militar-naval, que engloba instrução militar-naval e educação física.
Inscrição - Para participar da seleção é preciso ter entre 15 e 18 anos, não ser casado ou ter união estável, ter concluído o ensino fundamental, possuir CPF e ter a autorização do responsável legal para se incorporar à Marinha, além dos bons antecedentes.
As inscrições são recebidas pelo site www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, mediante o pagamento da taxa de R$ 20.
Também é possível confirmar participação no processo seletivo pessoalmente, nos locais de inscrição listados no anexo I do edital de abertura (disponível nos anexos).
Etapas - Inicialmente, os candidatos enfrentarão prova escrita objetiva de matemática, com três horas de duração, e exame objetivo de estudos sociais, ciências e português, mais a redação, a serem resolvidos em até 4h.
As avaliações serão realizadas no Rio de Janeiro (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Angra dos Reis (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Cuiabá (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM). O edital com os horários e locais deve ser liberado em 26 de agosto.
As próximas fases para os habilitados (que serão conhecidos em 8 de novembro), serão compostas de inspeção de saúde e verificação de documentos - preliminar, de 18 de novembro a 21 de dezembro, e teste de aptidão física, marcado para o intervalo de 9 a 20 de dezembro.
No dia 13 de janeiro de 2014, os concursandos poderão checar o nome dos classificados nos sites destacados acima. Estes seguem para as fases referentes ao curso de formação, compostas por avaliação psicológica e verificação de documentos - final, no dia 19 do mesmo mês, e período de adaptação, que vai de 19 de janeiro a 10 de fevereiro. 
Curso de Preparação de Aspirantes - A formação terá início em 11 de fevereiro, e concederá aos estudantes o título de praça especial. 
Gratuita, a qualificação também oferece alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
A aprovação no curso permite ao aluno receber o certificado de conclusão do ensino médio e o Certificado de Reservista Naval.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.