Marinha Mercante abre 395 vagas para curso de formação

Para se inscrever tem que ter entre 17 e 23 anos de idade. Das oportunidades, 230 são para o Rio de Janeiro e 165 para Belém

Da Redação   Publicado em 20/06/2013, às 10h28

Estão abertas as inscrições para o processo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). São 395 oportunidades, sendo 230 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro/RJ, e 165 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém/PA.

Para concorrer às vagas é necessário ter concluído, ou estar em processo de conclusão, o ensino médio e ter entre 17 e 23 anos de idade.

Até o dia 17 de julho é possível se inscrever no site www.ciaga.mar.mil.br, mediante taxa de R$ 50.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); membro de família com renda per capita de até uma salário mínimo, e estudantes do ensino médio em escola pública ou bolsista integral em escola particular, têm até 3 de julho para pedir isenção do pagamento.

O curso é ministrado em regime de internato, dividido em dois momentos: período acadêmico, composto de seis semestres (saídas nos fins de semana, feriado e férias escolares) e estágio embarcado, de no mínimo 12 meses.

Os estudos são gratuitos e contam com remuneração mensal; alojamento; alimentação; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa, e andaina de uniformes.

Avaliação -o processo seletivo é composto por duas provas de múltipla escolha, com 20 questões cada: português e inglês na primeira, e matemática e física na segunda. Cada exame será realizado em um dia, 17 e 18 de agosto, respectivamente. No primeiro há ainda uma redação.

Quem se classificar, fará seleção de psicofísica entre os dias 16 de outubro e 14 de novembro.

Após os resultados, entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro, os convocados serão chamados para o teste de suficiência física.  

Há disponibilidade para realizar o concurso em todas as regiões do país.

O resultado final sai a partir de 20 de dezembro.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.