Aprovados contarão com remuneração mensal de R$ 1.600 para atuarem em jornada semanal de trabalho de 44 horas. Inscrições poderão ser feitas de 6 de agosto a 8 de setembro
A Prefeitura de Brumadinho, em Minas Gerais, irá contratar 160 guardas municipais. Do total de vagas, 128 são destinadas a homens (com sete ofertas reservadas a pessoas com necessidades especiais – PNEs) e 32 são para as mulheres (há dois postos para PNEs).
Para concorrer às oportunidades é preciso ter nível médio completo e se candidatar, das 9h de 6 de agosto até as 14h de 8 de setembro, no site www.fgr.org.br. Inscrições presenciais serão aceitas na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), situada na rua Presidente Vargas, 36, 3º andar, no centro de Brumadinho (MG). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
A taxa de participação é de R$ 60 e poderá ser isentada para os concursandos que fizerem a solicitação de 6 a 8 de agosto, desde que tenham o nome no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estejam inseridos em família de baixa renda Isenções.
A avaliação dos interessados no concurso será feita em seis etapas: prova objetiva; teste físico; exames psicológico e médico; sindicância social; e curso de formação, que será realizado em quatro turmas de 40 alunos cada.
A avaliação de múltipla escolha ocorrerá na data de 19 de outubro, das 14h às 17h. Serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos gerais, todas com 10 questões.
Aprovados receberão salário de R$ 1.600 para cumprirem jornada de trabalho de 44 horas semanais, em sistema 12 x 36. O regime de contratação é o estatutário.
Atribuições – Os guardas municipais de Brumadinho (MG) devem proteger os bens, serviços e instalações municipais; promover a proteção do meio ambiente, do patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do município; exercer e apoiar a realização dos serviços de responsabilidade do município, principalmente nas ações de fiscalização de trânsito; apoiar os agentes municipais no exercício do poder de polícia administrativa; atuar em conjunto com a Defesa Civil como força auxiliar, nos casos de calamidade pública ou grandes sinistros; e contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade, promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.