Afirmação do presidente Jair Bolsonaro sobre não realizar novos concursos públicos foi feita em evento nesta terça-feira, 30 de agosto
Fernando Cezar Alves Publicado em 30/08/2022, às 13h57 - Atualizado às 14h25
Em evento realizado nesta terça-feira, 30 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, caso reeleito, deverá reduzir a quantidade de concursos públicos no país. A declaração ocorreu durante o evento Diálogos com Candidatos à Presidência da República, promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).
De acordo com o presidente, caso reeleito, deverá diminuir a quantidade de realização de novos concursos com o objetivo de "proteger" os atuais servidores em atividade. "Evitar concursos públicos para proteger os servidores que estão aí. Sei que muito jovem fica chateado, quer um concurso, mas a máquina está no seu limite", declarou.
A afirmação ocorreu dentro do contexto de ações adotadas pelo governo Federal no sentido de diminuição de gastos, quando Bolsonaro exemplificou a extinção de 20 mil vagas de servidores comissionados realizada no início da sua gestão, em 2019.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o governo iniciou a reforma administrativa justamente com esta finalidade. "Vai chegar um ponto em que não teremos dinheiro para pagar mais ninguém. Muita coisa foi feita lá atrás sem o menor controle", disse.
Além disso, Bolsonaro falou sobre o "inchaço da máquina pública" durante os governos de esquerda. "Um trem da alegria. O governo de esquerda, aqui, preencheu tudo e mais um pouco. O servidor não gera renda. Está aqui para colaborar nas políticas públicas", disse.
O evento, que teve início nesta terça, deve ainda contar com as participações dos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Soraya Thronicke (União Brasil)
As declarações sobre concursos começam a partir de 2h48min
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores