Concursos Públicos: Senado aprova projeto que regula seleções e permite provas online

Projeto de lei aprovada no Senado Federal regulariza a forma de realização de concursos públicos federais; documento segue para sanção

Fernando Cezar Alves   Publicado em 15/08/2024, às 11h07

Palácio do Planalto: Divulgação

Foi aprovado, na sessão deliberativa do plenário do Senado Federal, na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, o projeto de lei 2.258/22, que regula a forma de realização de concursos públicos do Governo Federal. Agora, o texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora as novas normas definam critérios para novos concursos federais não devem valer para seleções para a magistratura, Ministério Público, empresas públicas e sociedades de economia mista que não recebem recursos federais para despesas de pessoal e custeio. 

O texto do projeto considera a possiblidade de aplicação de provas de forma online e define que os certames podem contar com as seguintes avaliações:

A autorização para novos concursos deverá contar:

Já os editais devem conter:

Diz o artigo 8 do texto:

" O concurso poderá ser realizado total ou parcialmente a distância, de forma on-line ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro e em ambiente controlado, desde que garantida a igualdade de acesso às ferramentas e dispositivos do ambiente virtual.

Parágrafo único. A aplicação do disposto neste artigo depende de regulamentação, que poderá ser geral para o ente da Federação, ou específica de cada órgão ou entidade, com consulta pública prévia obrigatória, observados os padrões de segurança da informação previstos em lei".  

As novas regras não devem valer para concursos já autorizados antes da eventual sanção da lei.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores