Concursos públicos: Senado volta a aprovar ampliação de vagas para negros

Projeto de lei apresentado no Senado Federal prevê reserva de vagas em concursos públicos do governo federal, na administração direta e indireta

Fernando Cezar Alves   Publicado em 09/05/2024, às 09h19

Palácio do Planalto: Divulgação

Foi aprovado, em definitivo, no Senado Federal, em decisão terminativa pelas comissões, na última quarta-feira, 8 de maio, o projeto de lei 1.958, do senador Paulo Paim (PT SP), que prevê a reserva de vagas em concursos públicos federais para negros. Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de aprovação no plenário do Senado.

Atualmente, os concursos federais contam com reserva de até 20% de vagas para negros. O projeto prevê a prorrogação das cotas, que deve encerrar em junho, por mais 10 anos. Além disso, o relator, deputado Humberto Costa (PT PE) propôs a ampliação das cotas, dos atuais 20%, para 30%, condição reforçada pelo Senado Federal.

Além de negros, o projeto de lei também considera a reserva de vagas para candidatos indígenas e quilombolas.

A proposta determina o direito em concursos realizados pela administração pública direta federal, bem como pela adminsitração indireta, incluindo autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mistas controladas pela União.

De acordo com o documento, a reserva de vagas ocorrerá sempre que a oferta for superior a três oportunidades.

Diz o texto final, aprovado no Senado:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores