Projeto de lei na Câmara dos Deputados pretende suspender o prazo de validade dos concursos RS em decorrência do estado de calamidade
Fernando Cezar Alves Publicado em 09/05/2024, às 10h57
Tramita, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 1.656/2024, do deputados federal Afonso Motta (PDT RS), que visa suspender o prazo de vigência dos concursos RS (concursos Rio Grande do Sul) em decorrência do estado de calamidade pública ocasionado pelas chuvas na região. A proposta foi apresentada na última quarta-feira, 8 de maio, e agora deve seguir para ser analisada pelas diversas comissões temáticas, antes da votação, em definitivo, no plenário.
Além da suspensão do prazo de validade dos concursos no estado, o projeto também tem por objetivo prorrogar, por 90 dias, o prazo de posse de candidatos aprovados em concursos federais, em caso de aprovado residente nos municípios afetados.
Neste sentido, determina que o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos façam um levantamento dos aprovados em concursos nestas condições.
Diz o texto do projeto de lei :
PROJETO DE LEI Nº DE 2024
(do Sr. Afonso Motta)
Institui procedimentos para identificação de aprovados em concurso público e suspende
prazos, considerando o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em 2024.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
O presente projeto de lei propõe busca estabelecer um protocolo especial para a identificação e posse de candidatos aprovados em concursos públicos em face à calamidade pública em razão das enchentes que afligem o Rio Grande do Sul em 2024.
Parte-se do reconhecimento da necessidade de adaptar os processos burocráticos às circunstâncias excepcionais, permitindo que aqueles afetados diretamente pela calamidade não sejam prejudicados em suas oportunidades de emprego público.
Delega-se ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos a responsabilidade de realizar uma busca ativa para localizar esses indivíduos, garantindo que mesmo aqueles que perderam documentos ou tiveram seu acesso à comunicação comprometido possam ser identificados e assumir suas posições.
Este procedimento especial contempla ainda a extensão do prazo de posse por noventa dias e a simplificação da identificação dos candidatos aprovados, utilizando bases de dados governamentais e judiciárias para substituir documentos perdidos. A busca ativa é definida como um esforço coordenado de vários órgãos públicos para localizar candidatos que, devido à calamidade, encontram-se em situações vulneráveis.
Propõe-se, ainda, suspender todos os prazos de concursos estaduais e municipais no Rio Grande do Sul para o ano de 2024, com a possibilidade de leis estaduais ou municipais específicas reabrirem esses prazos conforme necessário.
Trata-se de medida excepcional, tendo em vista que os poderes executivo e legislativo, do Estado e dos municípios, não se encontram em funcionamento normal.
Após restaurada a normalidade, poderão esses órgãos aprovarem leis para retomarem
o andamento dos prazos dos concursos públicos.
Além disso, a proposição permite que o Governo do Estado e os municípios solicitem apoio federal para a implementação desta busca ativa e identificação dos candidatos.
Esta medida procura assegurar que a administração pública possa continuar a funcionar eficientemente, mesmo em face do desastre natural. É uma resposta legislativa que busca equilibrar a necessidade de manutenção dos serviços públicos com a compreensão e adaptação às realidades humanas causada pelas enchentes.
Portanto, considerando a situação de excepcionalidade causada pelas enchentes do Rio Grande do Sul, rogo aos pares a aprovação deste Projeto de Lei.
Sala das Sessões, 8 de May de 2024.
(assinado eletronicamente)
AFONSO MOTTA
Deputado Federal
PDT-RS