Cidade de Porto Belo/SC aplica provas para 354 vagas

Todos os candidatos farão exame objetivo com questões de língua portuguesa e conhecimentos gerais e específicos

Redação   Publicado em 26/10/2012, às 15h36

Os municípios catarinenses de Porto Belo e Balneário Camboriú receberão no próximo domingo, dia 28, os inscritos para as 354 vagas oferecidas pela Prefeitura de Porto Belo, com 10% reservados a pessoas com necessidades especiais.
Os candidatos terão quatro horas para responderem a questões de português e conhecimentos gerais e específicos.
Para os cargos de administrador escolar, instrutor de artes marciais, professor, orientador escolar e supervisor escolar, a segunda etapa do concurso será composta por prova de títulos.
Já os que almejam as funções de operador de máquinas, motorista e motorista de transporte escolar farão exame prático no dia 26, 27 ou 28 de novembro, segundo o edital da seleção.
Os aprovados terão ganhos mensais de R$ 665,35 a R$ 3.574,98, dependendo da carreira escolhida. As jornadas de trabalho variam entre 20 e 40 horas semanais.
Confira a lista de ofertas disponibilizadas:
Em nível de alfabetização: auxiliar de serviços gerais (48); borracheiro/frentista (2); mecânico (1); motorista (4); motorista de transporte escolar (5); operador de máquina (3); servente (77); vigia (10), e coveiro (1). 
Fundamental completo: auxiliar administrativo financeiro (1) e auxiliar em serviços agropecuários (1). Ensino médio/técnico concluído: agente social (4); auxiliar administrativo (2); auxiliar de gabinete odontológico (1); monitor (48); fiscal de obras e tributos (4); professor de informática (7) e de cultura religiosa (2), e técnico da Junta do Serviço Militar (1). Concursandos com diploma de graduação: administrador escolar (2); advogado (2); agente fiscal ambiental (2); assistente social (2); biólogo (1); cirurgião dentista odontopediatra (1); engenheiro agrônomo (1), civil (1) e sanitarista (3); farmacêutico (1); geólogo (1); instrutor de artes marciais (3); médico cardiologista (1), clínico geral (3), ginecologista (3), pediatra (1) e ultrasonografista (1); nutricionista (2); orientador educacional (4); professor de artes (9), dança (1), história (5), educação física (10), ensino fundamental (46), geografia (4), inglês (8), língua portuguesa (3), matemática (4) e libras (2); psicólogo (1), e supervisor escolar (4).
Pâmela Lee Hamer

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.