Os candidatos que compareceram à prova, no dia 2 de outubro, tiveram de responder 60 questões de até seis matérias, dependendo da carreira escolhida.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o gabarito e os comentários da prova aplicada no último domingo, 2 de outubro, para as carreiras de agente de pesquisas por telefone e supervisor de pesquisas (geral e estatística). Os arquivos podem ser consultados ao lado.
Para a realização do exame foram convocados 2.731 candidatos. Os que compareceram aos locais de prova tiveram de responder questões de língua portuguesa, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, noções de administração, raciocínio lógico e noções de informática, de acordo com o posto almejado.
Segundo as estatísticas anunciadas pelo IBGE, o cargo mais concorrido é o de agente de pesquisas por telefone - tipo 1, com um total de 1.352 candidaturas. Porém, a maior relação candidato/vaga (54,73) fica com o emprego de supervisor de pesquisas - geral, em que 821 concursandos disputam 15 vagas.
Mais informações - O processo seletivo simplificado tem o objetivo de selecionar 150 temporários para assumirem os postos de supervisor (18 vagas) e de agente (132 colocações) pelo prazo máximo de um ano, com possibilidade de prorrogação até 24 meses.
A carreira de agente pede ensino médio completo e experiência mínima de um ano como operador de teleatendimento. Os aprovados para assumirem o cargo contarão com remuneração de 700 e poderão trabalhar em dois turnos: das 7h às 13h ou das 13h às 19h.
Já a função de supervisor exige ensino superior completo e oferece salário de R$ 4 mil para carga semanal de 40 horas.
Pâmela Lee Hamer
Veja também:SEFAZ/RJ: Saiu edital para especialista; salário é de R$ 4,2 milPRF: Acordo com Funrio permite retomada do concurso de 2009Barretos/SP: Prefeitura divulga nova data para provas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais