Divulgadas convocação e estatística para 145 vagas

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, a 96 km de Belo Horizonte (MG), divulgou a convocação das provas objetivas e estatísticas do concurso público que visa preencher 145 vagas temporárias na área da saúde.

Redação   Publicado em 24/02/2011, às 15h01

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, a 96 km de Belo Horizonte (MG), divulgou a convocação das provas objetivas e estatísticas do concurso público que visa preencher 145 vagas temporárias na área da saúde.

Confira no anexo ao lado seu local de prova.

Concorrência

No total foram 3.034 inscritos no concurso. O cargo de enfermeiro, com 1.267 candidatos, foi o que obteve o maior número de inscritos e será o mais concorrido. Do outro lado, curiosamente, ninguém se inscreveu para ocupar o posto de agente de combate a epidemias com atuação em Chagas.

Todos os inscritos farão prova objetiva marcada para o próximo domingo, dia 27 de fevereiro, das 9h às 12h e/ou das 15h às 18h, de acordo com o cargo pretendido. Para os que concorrem às funções de nível superior haverá também prova de títulos e entrevista.

As contratações são para atender a implantação do NASF 1 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e adequação dos funcionários do Programa de Saúde da Família (PSF), Saúde Bucal e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

As vagas

São 21 vagas para agente de combate a endemias, para as quais podem concorrer candidatos com o ensino fundamental completo e que resida em na área da comunidade em que vai atuar.

De nível médio as chances são para atendente de consultório dentário (4) e técnico em saúde bucal (1), ambos com registro no Conselho regional de Odontologia (CRO), e também para técnico em enfermagem (24), com curso técnico na área e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

As demais oportunidades são destinadas a quem concluiu o ensino superior, nas funções de assistente social (16), enfermeiro (24), farmacêutico (3), fisioterapeuta (6), fonoaudiólogo (3), médico (24), nutricionista (3), odontólogo (4), professor de educação física (3), psicólogo (3) e terapeuta ocupacional (6).

Os vencimentos variam de R$ 510 a R$ 7.200 (já incluídos os adicionais de produtividade).

Ficam reservadas 10% das vagas de cada cargo para portadores de deficiência.

Douglas Terenciano

Veja também:

Santo Antônio do Descoberto/GO: último dia de inscrições para 613 oportunidades

Teresópolis/RJ: professores são convocados para prova objetiva

Cariacica/ES: saiu gabarito da prova de domingo

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.