PM convoca 76 mil para provas no domingo, dia 24

Avaliações acontecem às 14h nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba

Redação   Publicado em 19/06/2012, às 09h28

A Polícia Militar de São Paulo (PM/SP) convocou os candidatos para as provas objetivas do concurso que vai preencher 1.160 vagas na função de soldado PM de 2ª classe.

As avaliações acontecem às 14h do próximo domingo (24) nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Os locais dos exames podem ser consultados aqui. Os testes contarão com questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais (história, geografia e atualidades), além de uma redação.

No total foram 76.979 candidatos inscritos, sendo que o local que obteve o maior número de candidatos foi a capital (34.289). O número de inscritos em cada cidade pode ser consultado no anexo ao lado.

Saiba mais As oportunidades são para unidades da PM espalhadas por todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter o nível médio concluído, ter entre 18 e 30 anos de idade, CNH, no mínimo, categoria B e estar quite com as obrigações civis, eleitorais e militares (no caso dos homens). A altura mínima exigida é de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. O salário inicial é de R$ 2.242,38.

Ao ingressar na corporação, o novo soldado permanece em período de estágio probatório, com duração de dois anos, enquanto realiza o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

Pela primeira vez, a corporação seleciona candidatos masculinos e femininos em um mesmo processo seletivo, habilitados conforme a posição de classificação.

O processo seletivo para ingresso no cargo de soldado da PM ainda terá as etapas de prova de condicionamento físico, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e exame de documentos e títulos, todas de caráter eliminatório.

Renan Abbade/SP

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.