O Estado que mais contabilizou candidatos foi São Paulo, com 415, seguido por Brasília (311) e Rio de Janeiro (268)
No próximo domingo (12) serão aplicadas as provas objetivas do concurso que preencherá 163 vagas no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Os exames terão início às 14h, com duração máxima de quatro horas. Eles serão aplicados em todas as capitais do país – confira os locais, bem como outros detalhes da avaliação, na convocação anexa ao lado.
Serão cobradas questões de língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo, informática básica, direito constitucional, administrativo e de administração pública e conhecimentos específicos.
Foram registradas, no total, 2.954 inscrições para o processo seletivo. O Estado que mais contabilizou candidatos foi São Paulo, com 415, seguido por Brasília (311) e Rio de Janeiro (268).
ConcursoA atuação será nas áreas de logística, convênios e contratos (31); arqueologia (80); e arquitetura ou engenharia civil (52). Em todos os casos, é preciso ter diploma de nível superior. Remunerações oscilam entre R$ 6.130 e R$ 8.300.
A contratação será por tempo determinado. Os aprovados cumprirão jornadas de trabalho de 40 horas semanais e 5% do total de oportunidades são para pessoas com deficiência.
As oportunidades estão distribuídas entre todos os Estados brasileiros, em suas capitais e alguns municípios menores (confira no edital).
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.