Prova para guarda municipal será dia 25 de abril

A Prefeitura de Itapevi oferece 40 vagas no cargo de guarda municipal escolar, com salário de R$ 932,26.

Redação   Publicado em 07/04/2010, às 14h48

A Prefeitura de Itapevi, na Grande São Paulo, divulgou os locais de prova para o concurso que visa ao preenchimento de 40 vagas no cargo de guarda municipal escolar, com salário de R$ 932,26, mais adicional de periclitação (exposição a perigo) de 40%.

A primeira prova será realizada no dia 25 de abril, às 8h. Consulte o local de avaliação no anexo ao lado.

De acordo com a organizadora do concurso, Equipe Assessoria, foram registrados um total de 1.900 inscritos, resultando em 47,5 candidatos por vaga.

Para concorrer foi preciso ter o nível médio completo, estatura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres, carteira de habilitação na categoria B e máximo de 35 anos na data da nomeação. Os aprovados trabalharão durante 40 horas semanais, sujeitos a escala de plantão.

O concurso reserva 20% das vagas para candidatos que, no ato da inscrição, se declararem afrodescendentes.

A avaliação incluirá prova escrita, exame médico e teste de aptidão física. Quando convocados para assumirem os postos, os aprovados passarão ainda por avaliação psicológica e investigação social, ambas de caráter eliminatório.

Veja também:

CEF: Caixa decide prorrogar inscrições até amanhã (8/4)

Em vídeo: como se dar bem nas provas do Cespe/UnB

DPU: abertas as inscrições para 311 oportunidades

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.