129 mil candidatos são convocados para provas

Processo seletivo simplificado vai completar 4.250 vagas no cargo de agente de pesquisas e mapeamento; as avaliações acontecem neste domingo

Redação   Publicado em 26/10/2011, às 14h41

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística convocou os candidatos para as provas do processo seletivo simplificado que vai completar 4.250 vagas no cargo de agente de pesquisas e mapeamento.
As avaliações acontecem no dia 30 de outubro (domingo) e os locais e horários podem ser consultados aqui.
Os exames contarão com questões de múltipla escolha, nas disciplinas de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico, conhecimentos gerais e noções de informática.
Foram registradas 129.518 inscrições. Recife (PE) tem 6.519 concorrentes. A estatística completa pode ser encontrada no anexo ao lado.
Os aprovados serão contratados temporariamente e realizarão pesquisas econômicas e sócio-demográficas para o Instituto. Há oportunidades em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo que a maior disponibilidade está no estado de São Paulo, com 557 vagas.
Atribuições e saláriosAs funções exigem ensino médio completo e contam com remuneração mensal no valor de R$ 850, mais auxílio-alimentação, no valor de R$ 304, auxílio-transporte, férias e 13º salário. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os serviços serão prestados por, no máximo, dois anos.
Entre as atribuições, o candidato irá visitar domicílios e estabelecimentos para fazer a coleta de dados estatísticos; realizar entrevistas; dar suporte à atualização de levantamentos geográficos; entre outras.
A previsão é de que os aprovados sejam convocados a partir do dia 24 de novembro.
Mais detalhes podem ser encontrados no site da Consulplan (www.consulplan.net).
Renan Abbade/SP
Veja também:
PGR: Concurso vai preencher 126 vagas de procurador

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais