Prefeitura convoca para provas no domingo

Concurso pretende preencher 15 vagas de guarda municipal; salário oferecido é de R$ 1.294,45 para jornada de trabalho de 44 horas semanais

Redação   Publicado em 14/10/2011, às 11h58

A Prefeitura Municipal de Itatiba, cidade paulista localizada a 80 km da capital, convocou os candidatos para as provas objetivas do concurso que pretende preencher 15 vagas de guarda municipal.
As avaliações acontecem no dia 16 de outubro (domingo) e a lista de convocados, contendo horários e locais dos exames, está disponível para consulta no anexo ao lado.
Vale lembrar que o horário de verão tem início na virada do sábado para o domingo e os relógios deverão ser adiantados em uma hora.
Serão 60 questões, sendo 20 de conhecimentos específicos e 10 para cada uma das seguintes disciplinas: língua portuguesa, matemática, informática e atualidades.
Os candidatos ainda passam pelas etapas de prova de redação, aferição de altura, teste de aptidão física, prova prática de direção veicular (carro e moto) e avaliação psicológica.
Para participar, o interessado precisava ter nível médio completo, idade entre 18 e 35 anos, estatura mínima de 1,70m para homens e 1,60m para mulheres e carteira de habilitação nas categorias A e B.
O salário oferecido é de R$ 1.294,45, mais 40% de Regime Especial de Trabalho Policial, com jornada de trabalho de 44 horas semanais.
AtribuiçõesSegundo o edital, o guarda municipal é responsável por executar a vigilância dos próprios bens públicos municipais e suas áreas adjacentes, executar policiamento preventivo em caráter supletivo, fiscalizando a utilização dos logradouros públicos, orientar aos munícipes e visitantes quanto a utilização dos bens e serviços da municipalidade, tomar as medidas necessárias com finalidade de evitar a prática de crimes e contravenções em ou contra os próprios públicos municipais, entre outras atribuições.
Mais detalhes podem ser encontrados no site do Instituto Zambini (www.zambini.org.br), organizador do concurso.
Renan Abbade/SP
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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.