40 mil candidatos são convocados para as provas

Concurso visa o preenchimento de 1.146 vagas em carreiras de níveis médio e superior na Secretaria Municipal de Educação (SEMED); avaliações acontecem no dia 13 de novembro (domingo)

Redação   Publicado em 11/11/2011, às 15h29

A Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, convocou os candidatos para as provas do concurso que visa o preenchimento de 1.146 vagas em carreiras de níveis médio e superior na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
As avaliações acontecem no dia 13 de novembro (domingo) e os locais e horários das provas podem ser consultados aqui (magistério) e aqui (administrativo).
No total, foram 40.189 inscrições. O cargo com maior número de participantes é o de assistente de administração: 32.401. O posto com menor procura foi o de professor de artes (Ribeirinha): apenas seis inscritos. As estatísticas completas podem ser consultadas aqui (magistério) e aqui (administrativo).
ConcursoProfissionais com nível médio completo se candidataram a assistente de administração, geoprocessamento, hardware e redes e sistema Autocad.
Aqueles que completaram o nível superior se inscreveram para arquiteto, bibliotecário, engenheiro civil e dentista.
Serão preenchidas também oportunidades para professor nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, língua portuguesa, matemática, 1º ao 5º ano e de educação infantil.
As remunerações oscilam entre R$ 1.029 e R$ 2.075.
Após paralisação da seleção devido ao Instituto Cidades ter sido acusado de fraude, a organizadora passou a ser a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB). Os exames estavam previstos para o dia 6 de novembro, mas a alteração foi providenciada por ordem do secretário municipal de administração, em função da realização das provas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em todo o território nacional.
Mais detalhes podem ser encontrados no site da FUNCAB (www.funcab.org).
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.