Prefeitura convoca candidatos para provas

Neste domingo (18), as avaliações serão para os candidatos aos cargos da área de educação; no total, a administração oferece 914 oportunidades em diversos setores

Redação   Publicado em 14/09/2011, às 15h10

A Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Santos (SP) convocou os candidatos aos cargos da área de educação para a realização das provas no próximo domingo (18). No total, a administração oferece 914 oportunidades em diversos setores.
Os locais onde serão realizadas as avaliações estão disponíveis para consulta nos anexos ao lado ou no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (www.ibam-concursos.org.br).
Os profissionais de ensino superior e licenciatura também passarão por avaliação de títulos (doutorado, mestrado e especialização), enquanto os concorrentes ao cargo de motorista passam por prova prática.
De acordo com a organização do concurso, 67.922 pessoas se inscreveram na seleção, sendo 42.444 para a área operacional, 7.488 para os postos de nível superior e 17.990 para os cargos na área da educação.
O cargo com o maior número de concorrentes é o de oficial de administração, com 14.540. Já a função de topógrafo registrou apenas cinco inscrições.
Saiba maisAs oportunidades oferecidas são para todos os níveis de escolaridade e os salários estão na faixa de R$ 1.095,29 a R$ 5.107,79, incluindo os benefícios.
Os candidatos alfabetizados concorrem a 198 vagas de ajudante geral. Já aqueles que têm o ensino fundamental, se inscrevem a agente de zoonose (10), auxiliar de saúde bucal (com curso técnico) (3), cozinheiro (140), motorista (com CNH na categoria D) (90), oficial de administração (34), porteiro (40) e inspetor de alunos (19).
No ensino médio, as oportunidades são para guia de turismo regional (16), operador social (4), técnico de contabilidade (10), técnico de informática (15), técnico de raio-x (9), técnico de segurança do trabalho (1), técnico em saúde bucal (1), topógrafo (2) e secretário de unidade escolar (7). Aqueles com magistério podem atuar como professor substituto de educação infantil (26) e de ensino fundamental (37).
Profissionais com licenciatura também concorrem para a área da educação. As vagas são para professor de educação especial (69), arte (15), ciências (5), educação física (5), geografia (20), história (15), inglês (20), língua portuguesa (20) e matemática (20).
Para o ensino superior, as opções são os cargos de analista de sistemas (6), arquiteto (9), contador (2), economista (1), farmacêutico (1), fiscal de obras (15), fiscal de tributos municipais (10), geólogo (1), professor de educação física (10), psicólogo (10), cirurgião dentista (6), engenheiro civil (5), engenheiro eletricista/eletrotécnico (3), engenheiro de telecomunicações (1) e engenheiro mecânico (1).
Renan Abbade/SP
Veja também:
IAMSPE/SP: Divulgado resultado final de concurso para 29 médicos
São Caetano do Sul/SP: Gabaritos das provas para guarda disponíveis

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.