O concurso com inscrições até o dia 6 de outubro visa preencher 332 vagas de Analista Censitário.
Redação Publicado em 01/10/2008, às 15h01
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ) ajuizou ação civil pública contra o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que visa preencher 332 vagas ao cargo de Analista Censitário.
De acordo com nota divulgada, para o CRA o edital do IBGE está desrespeitando a Lei. “Isso porque o cargo de Analista Censitário – Áreas de Conhecimento: Logística; Recursos Humanos; Gestão e Infra-Estrutura, possui atividades que claramente se encontram no campo da Administração e devem ser exercidas exclusivamente por bacharéis em Administração, devidamente registrados no Conselho Regional de Administração, de acordo com a Lei n.º 4.769/65, que regulamenta a profissão de Administrador. Entretanto tal cargo também está aberto para candidatos que possuam curso de graduação completo em Engenharia de Produção, tornando-o, portanto, ilegal”.
Para evitar que concursados assumam o cargo de forma ilegal, o Conselho entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal impugnando o Edital n.º 02/2008 do IBGE, exigindo alteração no Edital para que a concorrência ao cargo seja exclusiva para bacharéis em Administração, devidamente registrados no Conselho Regional de Administração.
Veja também
Analista Censitário: IBGE prorrogas as inscrições até 6 de outubro