Ainda está sendo definida a oferta de vagas para a carreira de agente administrativo. Exigência será de ensino médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/11/2014, às 14h12
A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, ainda está em fase de estudos para definir o número de vagas que serão oferecidas em seu concurso público para o cargo de agente administrativo. A intenção inicial era de que estes dados fossem fechados ainda em novembro. Porém, de acordo com informações do setor de recursos humanos, o processo ainda está em andamento, sem data prevista para encerramento. A expectativa é de que o concurso ocorra em 2015.
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Posteriormente, será iniciado o processo de escolha da organizadora, para que possa ser finalmente definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
Por enquanto o que está certo é a exigência para ingresso, que será de ensino médio. A remuneração deverá ser anunciada somente quando o processo estiver em fase mais adiantada de elaboração.
As atividades do cargo são relacionadas com tarefas de digitação, pesquisas diversas, levantamento e registro de dados, atualização de sistemas, ordenação e arquivo de documentos, prestar atendimento e orientações ao público em geral, controlar e acompanhar o fluxo de documentos, material de expediente, mercadorias e equipamentos e elaborar relatório e textos diversos, inerentes às áreas de administração, serviços especiais, aquisição e patrimônio, microfilmagem, comunicação social, saúde, apoio jurídico, secretaria escolar, tributação, econômico-financeira, arrecadação executiva e recursos humanos.
Último concurso – O último concurso para o cargo ocorreu em 2006 e foi organizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Cefet (Funcefet). A oferta foi de 20 vagas e a seleção contou com prova objetiva de 40 questões, versando sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos em informática, relações humanas no trabalho e raciocínio lógico.
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.