Concurso PM/SP: prepare-se com dicas, curso e apostila

Dicas, videoaulas, cursos e apostilas constituem uma boa base de estudos para quem quer se preparar para o concurso que vai preencher 2.000 vagas de soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Redação   Publicado em 11/05/2015, às 16h11

Com 2.000 vagas de soldado de 2ª classe, o concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP)promete uma concorrência bastante acirrada. Por isso, se você almeja uma dessas oportunidades o ideal é iniciar sua preparação desde já, principalmente através de cursos, apostilas, videoaulas e provas anteriores.

O processo seletivo da PM/SP será composto por avaliações escritas – partes I (objetiva) e II (redação) – prova de condicionamento físico (aferição de altura, flexão e extensão e cotovelos, resistência abdominal, corrida de 50 metros e corrida em 12 minutos), exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.

A prova escrita objetiva apresentará 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa (18), matemática (12), conhecimentos gerais (10), noções básicas de informática (5) e noções de administração pública (5). Já a prova escrita de redação deverá ser realizada com base em um tema específico na forma de dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa.

De acordo com o edital do concurso da PM/SP, ambas as partes dos exames escritos serão aplicadas simultaneamente na data prevista de 5 de julho, às 14h, e terão duração de quatro horas. Os candidatos poderão optar por realizar as avaliações escritas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Após aprovados em todas as etapas do concurso, os classificados serão submetidos ao Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano, na Escola Superior de Soldados (ESSd). O curso confere ao formando o grau de técnico de nível superior em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

A melhor forma de estudar para o concurso é equilibrar esforços entre videoaulas, provas anteriores, cursos e apostilas. Confira abaixo algumas opções.

Material de apoio para o concurso da PM/SP

 

Videoaulas para Polícia Militar/SP
Provas Anteriores da Polícia Militar/SP
APOSTILA CONCURSO PM/SP - SOLDADO


Vídeos com dicas para o concurso da PM/SP


Dicas para ser aprovado no concurso


Conheça o estilo da banca organizadora

Como se sair bem na segunda fase do concurso

Saiba mais sobre a carreira de soldado

 

 

Dicas de administração pública para a PM/SP

 

Concursos de nível médio que exigem conhecimentos jurídicos, como o da Polícia Militar de São Paulo, em sua grande maioria, cobram dos candidatos conhecimento do texto literal da lei (ou da Constituição) chamado no ambiente dos concursos de “lei seca”.

Os textos das leis cobradas nos concursos devem ser de leitura diária, que fará a lei cada vez mais familiar aos candidatos e sempre acompanhada, é claro, de uma boa apostila, que facilita a compreensão do texto da lei.

Importante ressaltar que ler é diferente de estudar. Estudar textos de lei compreende a leitura e a eleição e identificação dos artigos, incisos e parágrafos mais relevantes. 

A título de exemplo, o artigo 7º da constituição federal, um os mais extensos do edital, é composto de 34 incisos e um parágrafo. Entretanto, desses 34, mais da metade é de fácil compreensão, restando ao candidato a separação e esquematização dos mais complexos. Estes pontos relevantes são demonstrados em aulas. Isso tornará o difícil mais familiar e a cada leitura o candidato enxugará ainda mais o “texto da lei” e com certeza resultará em mais de 90% de acertos na prova.

Ressaltamos também que, em muitos concursos estaduais, como o da PM/SP cobram-se a Constituição Federal e a Estadual na mesma prova.

Nestes casos, a leitura orientada pelos professores facilita ainda mais o estudo dos candidatos, pois as constituições estaduais guardam simetria com a Federal. Por isso, orientamos o estudo no sentido de evitar repetições de leitura das partes que estão igualmente dispostas nos dois textos. Separar provas anteriores da banca examinadora e um bom caderno de questões também fazem muita diferença.

A receita do sucesso: Aulas, dicas, uma boa apostila e ele “O TEXTO LITERAL DA LEI”. Passar num concurso é menos difícil do que parece. Muitos concorrem, poucos competem.

Professor Marco Almeida (Central de Concursos)

Conteúdo programático da prova objetiva

Língua portuguesa

1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).

2. Sinônimos e antônimos.

3. Sentido próprio e figurado das palavras.

4. Pontuação.

5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.

6. Concordância verbal e nominal.

7. Regência verbal e nominal.

8. Colocação pronominal.

9. Crase.

Matemática

1. Números inteiros: operações e propriedades.

2. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades.

3. Mínimo múltiplo comum.

4. Razão e proporção.

5. Porcentagem.

6. Regra de três simples.

7. Média aritmética simples.

8. Equação do 1º grau.

9. Sistema de equações do 1º grau.

10. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.

11. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos.

12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras.

13. Raciocínio lógico.

14. Resolução de situações-problema.

História geral

1. Primeira Guerra Mundial.

2. O nazi-fascismo e a Segunda Guerra Mundial.

3. A Guerra Fria.

4. Globalização e as políticas neoliberais.

História do Brasil

1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas.

2. As Constituições Republicanas.

3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar.

4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.

Geografia

Geografia geral

1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização.

2. Os principais problemas ambientais.

Geografia do Brasil

1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação).

2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos.

3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária.

4. Os impactos ambientais.

Atualidades

Fatos relevantes divulgados a partir do segundo semestre de 2014, publicados em periódicos, internet, imprensa e mídia em geral.

Noções básicas de informática

MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Noções de administração pública

• Constituição Federal: Título II: Capítulo II – Título III: Capítulo VII, Seção II.

• Constituição do Estado de São Paulo – Título I – Dos Fundamentos do Estado – Artigos 1º,2º, 3º e 4º - Título II – Da Organização e Poderes – Capítulo I Disposições Preliminares – Artigos 5º, 6º, 7º e 8º. Capítulo III – Do Poder Executivo – Seção I – Artigos 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46. – Seção II – Artigo 47 – Seção III – Artigo 48, 49, 50 – Seção IV – Artigos 51 ,52 e 53. Título III – Da Organização do Estado – Capítulo I – Da Administração Pública – Seção I – Artigos 111, 112, 113, 114 e 115 – Caput e Incisos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XVIII, XIX, XXIV, XXVI, XVII – Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado Seção I – Dos Servidores Públicos Civis – Artigo 124 – Caput, Artigos 125, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137 – Capítulo III – Seção I Da Educação – Artigos 237, 238, 239, 240, 241, 242, 243, 244, 245, 246, 247, 248, 249, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257 e 258. Capítulo VII – Da Proteção Especial – Seção I – Da Família, da Criança, do Adolescente, do Idoso e dos Portadores de Deficiência – Artigos 277, 278, 279, 280, 281 – Título VII – Disposições Constitucionais Gerais – Artigo 284, 285, 286, 287, 288, 289, 290, 291. 

• Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado – Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968. 

• Lei nº 10.177, de 30 de dezembro de 1998 – Regulamenta o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.

• Lei Complementar nº 1080/08 - CAPÍTULO I – Disposição Preliminar Artigo 1º - CAPÍTULO II Do Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários SEÇÃO I Disposições Gerais – Seção II Do Ingresso – Seção III Do Estágio Probatório – Seção IV Da Jornada de Trabalho, dos Vencimentos e das Vantagens Pecuniárias – Seção VII Da Progressão – Seção VIII da Promoção – Seção IX da Substituição – CAPÍTULO IV Das Disposições Finais – Artigos 54, 55 e 56.

• Lei de Acesso à Informação – Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e o Decreto n° 58.052, de 16 de maio de 2012.

O teste de condicionamento físico da PM/SP

(a) Teste de flexão e extensão de cotovelos – (Apoio de frente sobre o solo) – para o público masculino. O candidato deverá apoiar as mãos no solo, separadas com distância biacromial (largura dos ombros), braços totalmente estendidos e dedos indicadores paralelos e voltados para frente, mantendo um alinhamento corporal entre tronco, quadril e pernas. Ao sinal do avaliador o candidato deverá flexionar os cotovelos até formar uma angulação mínima de 90 graus e aproximar o tórax a 10 centímetros do solo, devendo retornar à posição inicial, estendendo completamente os cotovelos. O resultado do teste será a quantidade de repetições corretas realizadas pelo avaliado no tempo de 01 (um) minuto. 

-  O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador: "Prepara!"/ "Atenção!"/ "Já!"; e encerrado com a voz de "Pare!". 

- O teste também poderá ser realizado por meio eletrônico: ao comando "Já!" aciona-se o cronômetro, e aos 60 (sessenta) segundos dá-se a voz de "Pare!", quando o candidato interrompe sua execução.

- As execuções incorretas ou os movimentos incompletos não serão computados; 

- Os cotovelos devem estar em extensão total para o início do movimento de flexão;

- O candidato, durante a execução dos movimentos deverá permanecer com a coluna ereta e os joelhos estendidos;

- A movimentação de quadris ou pernas, fora dos padrões estabelecidos anteriormente, como forma de auxiliar a execução do movimento, o invalidará;

- Caso o candidato encoste com qualquer parte do corpo no solo (exceto aquelas já citadas, pés e mãos), aquele movimento não será considerado, sendo que para que os movimentos posteriores sejam contados, o candidato deve adotar a posição inicial e proceder conforme o descrito anteriormente.

(b) Apoio de frente no solo, sobre o banco – (Flexão em decúbito ventral) para o público feminino A candidata deverá apoiar as mãos no solo, separadas com distância biacromial (largura dos ombros), braços totalmente estendidos e dedos indicadores, paralelos, voltados para frente, mantendo alinhamento entre tronco, quadril e pernas; os joelhos devem estar apoiados próximos à borda do banco sueco de aproximadamente 36 (trinta e seis) cm de altura. Ao sinal do avaliador, a candidata deverá flexionar os braços (cotovelos) até formar um ângulo mínimo de 90 graus e aproximar o tórax a 10 centímetros do solo, devendo retornar à posição inicial, estendendo completamente os cotovelos. O resultado do teste será a quantidade de repetições corretas realizadas pela avaliada no tempo de 01 (um) minuto.

- O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador: "Prepara!"/ "Atenção!"/ "Já!!!", e encerrado com a voz de: "Pare!".

- O teste também poderá ser realizado por meio eletrônico: ao comando "Já!" aciona-se o cronômetro, e aos 60 (sessenta) segundos dá-se a voz de "Pare!", quando a candidata interrompe sua execução;

- As execuções incorretas ou os movimentos incompletos não serão computados;

- Os cotovelos devem estar em extensão total para o início do movimento de flexão;

- A candidata, durante a execução dos movimentos, deverá permanecer com a coluna ereta e os joelhos estendidos; 

- A movimentação de quadris ou pernas, fora dos padrões estabelecidos anteriormente, como forma de auxiliar a execução do movimento, o invalidará; 

- Uma linha, a 10 (dez) centímetros da borda do banco sueco, será marcada em toda a extensão de seu comprimento, que delimitará a área em que deverão estar apoiados os joelhos da candidata; 

- Caso a candidata encoste com qualquer parte do corpo no solo (exceto as mãos), aquele movimento não será considerado, sendo que para que os movimentos posteriores sejam contados, a candidata deve adotar a posição inicial e proceder conforme o descrito anteriormente. 

(c) Teste abdominal – O candidato adota a posição inicial em decúbito dorsal, com pernas completamente estendidas no prolongamento do corpo e as mãos tocando o solo acima da cabeça. Ao sinal do avaliador o candidato iniciará o teste, flexionando o tronco e quadril, simultaneamente com a flexão dos joelhos, adotando a posição sentada, mantendo os braços estendidos à frente do corpo e paralelos ao solo, de forma que se verifique o alinhamento dos cotovelos aos joelhos, retornando, na sequência, à posição inicial, onde qualquer parte dos membros superiores deverá encostar no solo acima da cabeça, estando os braços flexionados ou não, momento em que será anotada uma execução. Este procedimento deve ser executado, repetidamente, tantas vezes quanto possível, no tempo limite de 60 (sessenta) segundos. 

- O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador: "Prepara!"/ "Atenção!"/ "Já!!!", e encerrado com a voz de: "Pare!". Ao comando "Já!" aciona-se o cronômetro, e aos 60 (sessenta) segundos dá-se a voz de "Pare!", no momento em que candidato interrompe sua execução, ou será realizada por meio eletrônico; 

- Serão computadas apenas as execuções corretas do exercício, conforme descrito acima;

- A flexão e extensão de quadril, tronco e joelhos deverá ocorrer simultaneamente; 

- Não será permitida qualquer forma de auxílio durante o movimento (ex.: abraçar ou apoiar-se nos joelhos ou na parte posterior das pernas, ou apoiar cotovelos no solo). 

- Os pés devem tocar no solo no início, no meio e no fim do movimento, ou seja, na posição inicial, no momento da flexão de tronco e após a extensão. 

(d) Teste de corrida de 50 metros – O teste será realizado em terreno plano, onde deverá haver a demarcação das linhas de largada e de chegada, compreendendo a distância de 50 (cinquenta) metros entre elas. O candidato posiciona-se inicialmente atrás da linha de largada, adotando um afastamento anteroposterior das pernas, com o pé da frente o mais próximo possível da referida linha. Ao sinal do avaliador o candidato parte em máxima velocidade, objetivando cruzar a linha de chegada no menor tempo possível, que será anotado pelo cronometrista, com precisão em centésimos de segundo, que estará sobre a linha de chegada. 

- O teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador "Prepara!"/ "Atenção!"/ "Já!!!", ao comando "Já!!!" o referido avaliador, concomitantemente, realiza um movimento rápido com o seu braço empunhando uma bandeirola, que se encontrava estendido acima da cabeça, de cima para baixo, momento em que o avaliador (cronometrista) aciona o cronômetro que será travado quando o candidato cruzar a linha de chegada ou será realizada por meio eletrônico;

- Não será autorizado o uso de bloco de partida para a largada; 

- Caso o candidato realize uma saída falsa, ele terá outra chance para realizar a tentativa. Caso o candidato persista no erro (realize uma segunda saída falsa), ele perderá a tentativa, obtendo 0 (zero) pontos naquela tentativa. 

 (e) Teste de corrida de 12 minutos – O teste deverá ser realizado em terreno plano, com demarcações de 50 em 50 (cinquenta) metros. O candidato se posicionará atrás da linha de largada, aguardando o sinal de partida. Ao sinal do avaliador, o candidato iniciará o teste, estabelecendo um ritmo apropriado de corrida, objetivando percorrer a maior distância possível em metros, dentro do limite de tempo de 12 (doze) minutos, que será anotada pelo avaliador ao término do teste. - o teste iniciar-se-á com a voz de comando do avaliador "Prepara!"/ "Atenção!"/ "Já!!!". Ao comando "Já!!!" o avaliador acionará o cronômetro ou será realizada por meio eletrônico. Aos 10 (dez) minutos, será dado um silvo curto de apito para ciência dos candidatos, sendo final do teste sinalizado com 2 silvos longos de apito, momento em que o candidato deverá interromper o esforço e aguardar na pista até que o avaliador constate e faça a anotação de sua marca;

- O candidato não pode parar durante a realização do teste, sob pena de ser considerado desistente e, portanto, inapto.

Aprenda a se preparar para o teste físico

Saiba mais sobre como se preparar para testes físicos da PM/SP

Acompanhe, nas edições impressas do JC, o Megaconcursos da PM/SP, com questões comentadas sobre as disciplinas que serão cobradas no concurso.