Concurso ofertará 124 oportunidades para a carreira de defensor público, que requer ensino superior em direito e registro na OAB
O novo concurso para a Defensoria Pública do Estado do Paraná destinado a preencher 124 vagas disponíveis para o cargo de defensor público deve ficar para o segundo semestre. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a previsão é de que o edital seja publicado em julho.
Boa notícia para quem deseja pleitear o cargo é que, inicialmente, esperava-se que o processo seletivo apresentaria 120 oportunidades, porém esse número subiu para 124. O próximo passo da defensoria será a contratação da empresa organizadora.
A colocação de defensor público exige bacharelado em direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), experiência profissional na área jurídica de pelo menos dois anos, além de outros requisitos como ter nacionalidade brasileira e não possuir condenação administrativa e nem em órgão de classe.
Última seleçãoRealizada em 2012 e organizada pela Fundação Carlos Chagas, o concurso abriu 197 chances para o emprego de defensor público, cuja remuneração oferecida foi de R$ 10.684,38. A taxa de participação cobrada era de R$ 200.
Todos os candidatos passaram por prova objetiva e análise de títulos. A avaliação objetiva constou de 100 questões divididas nos seguintes assuntos: direito constitucional (12), direito administrativo (8), direito penal e criminologia (12), direito processual penal (8), direito civil (12), direito processual civil (8), direito do consumidor (4), direitos difusos e coletivos (8), direito da criança e adolescente (8), direitos humanos (8), princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná (8) e filosofia do direito e sociologia jurídica (4).