Cerca de 350 candidatos aprovados no concurso da Susepe/RS terão classificação definida por meio de sorteio. Ao todo, estão em disputa 620 vagas para o cargo de agente penitenciário
Samuel Peressin Publicado em 08/05/2017, às 15h37
Com oferta de 620 vagas para agente penitenciário, um concurso promovido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Susepe) será literalmente decidido na "sorte": o critério adotado para desempate dos candidatos é o resultado da Loteria Federal desta quarta-feira (10).
A necessidade de utilização do método, que já estava previsto no edital de abertura do processo seletivo, foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE), em 5 de maio, acompanhada da relação de participantes empatados na prova objetiva que terão a classificação definida por meio do sorteio.
Conforme a lista divulgada pela Fundação La Salle, empresa avaliadora responsável pela seleção, cerca de 350 concorrentes estão nesta condição - mesmo após a aplicação dos sete critérios iniciais de desempate.
Segundo o edital, na hipótese de igualdade de nota final, teria preferência o concorrente que, sucessivamente, apresentasse: idade mais avançada; nacionalidade brasileira; e maior pontuação, respectivamente, nas disciplinas de língua portuguesa, legislação aplicada, raciocínio lógico, conhecimento gerais e informática. Persistindo o empate, estabelece o documento, “o desempate se fará por meio de sorteio público”.
De acordo com a nota informativa divulgada pela Susepe no DOE, o ordenamento dos candidatos empatados se dará a partir de seu número de inscrição, observadas as seguintes regras: caso o número sorteado pelo primeiro prêmio for par, a classificação será por ordem crescente; caso o número sorteado pelo primeiro prêmio for ímpar, a classificação será por ordem decrescente.
Das 620 vagas em disputa, 549 são para homens e 71 para mulheres. Destinado a profissionais com ensino superior em qualquer área, o cargo de agente penitenciário conta com remuneração inicial de R$ 4.3171,87. O concurso terá, ainda, outras três etapas: exame físico, avaliação psicológica e investigação social.
Um segundo edital da Susepe, que disponibiliza 100 vagas de nível médio para agente penitenciário administrativo, também poderá recorrer à Loteria Federal em caso de empate entre os concorrentes. O resultado das provas está previsto para ser divulgado em 10 de maio.