Carreira de técnico requer ensino médio e a de analista, formação superior. Órgão deve finalizar, em breve, o levantamento para verificar o número de vagas e as especialidades
Camila Diodato Publicado em 23/09/2014, às 15h03
O Conselho Nacional do Ministério Público continua realizando os preparativos do seu primeiro concurso público, que contemplará oportunidades para as carreiras de técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.
De acordo com o responsável pela assessoria de comunicação do CNMP, o órgão ainda está finalizando as providências sobre o concurso e, ainda, não há previsão para o lançamento do edital.
Com relação às especialidades dos cargos, o conselho poderá contemplar aquelas que estão presentes na norma n° 75/2014, que foi publicada no último mês de abril.
A função de técnico é dividida entre as áreas administrativa e de segurança institucional. Já o posto de analista está distribuído nos seguintes campos: apoio jurídico (direito); apoio técnico especializado (arquivologia, engenharia civil, engenharia mecânica, biblioteconomia, comunicação social, estatística, arquitetura, contabilidade e engenharia elétrica); apoio técnico administrativo (controle interno e gestão pública); tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas e suporte e infraestrutura); e medicina (clínica médica).
Sobre o órgão – Criado em 30 de dezembro de 2004 e formado por 14 membros, o CNMP atua na fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição.
Sobre o CNMP - O conselho tem como objetivo orientar e inspecionar todos os ramos do MP brasileiro, sendo eles o Ministério Público da União (MPU) – composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – e o Ministério Público dos Estados (MPE).