DGAP GO: concurso para policial penal terá 1.600 vagas, segundo sindicato

O novo concurso da DGAP GO (Diretoria-Geral da Administração Penal de Goiás) será destinada a candidatos com ensino superior completo

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/08/2023, às 08h33

Divulgação

O novo concurso da DGAP GO (Diretoria-Geral da Administração Penal de Goiás) para o cargo de policial penal contará com um aumento no número de vagas. Segundo as últimas informações, o presidente do SINSEP GO (Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás), Maxsuell Miranda das Neves, afirmou que o edital foi autorizado com 1.600 vagas – inicialmente eram 726 vagas.

Agora, o próximo passo será a publicação da autorização em Diário Oficial. A expectativa é de que a seleção ocorra ainda em 2023. O cronograma deve ser divulgado até o dia 1º de setembro, já que no último dia 2 de agosto o juiz Gustavo Dalul Faria, da 2ª Vara da Fazenda Pública, decidiu que o órgão conta com um prazo de 30 dias para apresentar as datas previstas do certame.

A carreira de policial penal exige escolaridade mínima de ensino superior completo. A remuneração inicial, atualizada, é de R$ 5.800.

Saiba como foi a última seleção

O próximo concurso da DGAP GO para a carreira de policial penal será o primeiro com esta denominação. O último certame, realizado em 2019, ainda foi com o nome de agente de segurança penitenciária. A oferta foi de 500 vagas e a banca organizadora foi o Instituto Iades.

A seleção foi composta das seguintes etapas:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. avaliação médica, de caráter eliminatório;
  4. avaliação da equipe multiprofissional, de caráter eliminatório e exclusiva para os candidatos que se declararam com deficiência;
  5. avaliação física, de caráter eliminatório;
  6. avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e
  7. investigação social, de caráter eliminatório.

A prova objetiva contou com 60 questões da seguinte forma:

A parte de conhecimentos gerais contou com peso 1 e a de conhecimentos específicos, com peso 2.

A prova discursiva contou com elaboração de texto dissertativo ou descritivo, com extensão mínima de 20 a 30 linhas, com base em tema formulado pela banca, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso da DGAP GO.

* Notícia útil para o Estado de Goiás. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos go (goiás) concursos 2024 provas anteriores