Avaliação tem caráter eliminatório e acontece no período da tarde. Serão levadas em conta a capacidade de desenvolvimento do tema e da questão problema e o uso do idioma
Redação Publicado em 14/12/2012, às 10h22
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) convoca os aprovados na prova objetiva a realizar a prova discursiva do concurso que promove para 825 vagas, sendo 43 para candidatos com deficiência, no cargo de analista técnico de políticas sociais da carreira de desenvolvimento de políticas sociais.
A avaliação terá caráter eliminatório e acontece neste domingo (16), no período da tarde. Os locais de aplicação podem ser conhecidos no site www.esaf.fazenda.gov.br. Os aprovados ainda realizarão prova de títulos.
A prova
A prova discursiva será avaliada de duas formas. A primeira avalia a capacidade de desenvolvimento do tema e da questão problema, levando em conta a capacidade de argumentação; a sequência lógica do pensamento; o alinhamento ao assunto abordado; e a cobertura dos tópicos apresentados.
Na segunda parte, serão considerados o uso do idioma no tema e na questão problema, quando a comissão avaliará os aspectos formais do texto; os aspectos gramaticais; e os aspectos textuais.
Outros detalhes sobre a aplicação estão no edital e na convocação, anexos ao lado.
Inscritos
Segundo os organizadores, dos 27.005 inscritos, 17.359 compareceram para realizar as avaliações. Dos aprovados, 2.977 (sendo 156 pessoas com deficiência) serão chamados para a prova discursiva.
A carreira com o maior número de interessados é a da área da saúde, com 12.868, pouco mais de 28 concorrentes por vaga. Por outro lado, a área de previdência registrou o menor número, com 1.113.
Saiba mais
O concurso oferece vagas para quem tem curso superior em qualquer área. As oportunidades estão distribuídas entre assistência social (77), educação (30), gestão social (248), previdência (20) e saúde (450).
A remuneração inicial é composta de vencimento básico, mais gratificação de desempenho de atividades em políticas sociais (GDAPS) (variável) e de vantagem pecuniária individual (VPI), chegando a R$ 5.466,53.
George Corrêa