São José do Rio Preto/SP lança concurso com 125 vagas

Todas as oportunidades do edital da Prefeitura de São José do Rio Preto destinam-se ao cargo de agente administrativo, com exigência de nível médio. Inscrições do concurso começam em 1° de julho

Camila Diodato   Publicado em 25/06/2015, às 15h52

A Prefeitura de São José do Rio Preto, município situado no interior de São Paulo e distante 442 km da capital, lançou concurso com 125 oportunidades destinadas à carreira de agente administrativo. Do total de vagas, seis são para portadores de necessidades especiais.

Consta no edital da prefeitura que para concorrer ao cargo é necessário que os candidatos possuam certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A remuneração inicial é de R$ 1.839,04 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Os interessados no concurso de São José do Rio Preto/SP devem realizar a inscrição a partir das 10h do dia 1° de julho até as 16h de 31 de julho na página eletrônica da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), a banca organizadora.

APOSTILAS CONCURSO PREF. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP

Após o preenchimento do formulário de cadastro, os participantes precisam imprimir e pagar o boleto da taxa, que custa R$ 63,10. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária.

Todos os concorrentes passarão por testes objetivos com 50 questões de múltipla escolha em 13 de setembro, no período da tarde, em locais e horários a serem divulgados com antecedência mínima de dez dias por meio de publicação no Diário Oficial do Município e nos sites da prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br) e da Vunesp.

Com duração máxima de três horas, as provas versarão sobre língua portuguesa (15), matemática/raciocínio lógico (10), noções de informática (10) e conhecimentos específicos (15).

Este concurso da Prefeitura de São José do Rio Preto/SP terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Municipal, a contar da data de sua homologação.

Atribuições do cargo de nível médio


Cabe ao agente administrativo atender ao público, acolhendo-o, coletando informações, analisando suas demandas, orientando-o e encaminhando-o para solução da questão; executar atividades de apoio logístico administrativo, além de auxiliar aos profissionais técnicos nas diferentes tarefas da secretaria em que estiver lotado; comunicar-se oralmente e por escrito viabilizando a boa execução de suas atribuições individuais e em equipe; elaborar, redigir, digitar e expedir correspondências, e-mails, ofícios, memorandos e outros documentos; executar rotinas e procedimentos de controle, atualização de informações cadastrais e transposição de dados; registrar, conferir, triar, distribuir, classificar e arquivar documentos, segundo critérios e normas estabelecidos; preparar, redigir e digitar textos, minutas, escrituras de compra e venda, planilhas de cálculos e relatórios; acompanhar processos administrativos controlando prazos, localização, encaminhamentos e atualizações; controlar o fluxo de material de expediente, protocolo, expedição e recebimento de malotes e documentos; e executar quaisquer outras atividades correlatas.

Sobre Prefeitura São José do Rio Preto

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.